13 FATOS SOBRE OS PEIDOS QUE VOCÊ NÃO SABIA!

13 FATOS SOBRE OS PEIDOS QUE VOCÊ NÃO SABIA!

Atualizado em 25/junho, 2018

Por que peidamos? Por que os peidos fedem? Peidar pode ser embaraçoso para a maioria das pessoas, mas a realidade é que todos nós peidamos! Neymar peida, Marcela Temer peida, Ivete Sangalo peida… Do bebê ao idoso, todos nós peidamos.

Assim como comer e respirar, os peidos fazem parte do nosso dia a dia. Eles podem ser inoportunos ou até engraçados! Então, vamos conhecer um pouco mais sobre eles.

Os fatos mais fascinantes sobre os peidos!

O que é um peido exatamente?

Os peidos são causados por ar aprisionado, que pode vir de diferentes fontes. Alguns peidos podem vir do ar que engolimos enquanto mastigamos ou bebemos. Outros vêm do gás que escoa nos intestinos vindo do nosso sangue. Outros são reações químicas em nossos intestinos ou por bactérias que moram em nosso corpo.

Qual é a composição dos peidos?

Um peido é composto por 56% de nitrôgenio, 21% de hidrogênio, 9% de dióxido de carbono, 7% de metano e 4% de oxigênio entre outros. Apenas 1% contém sulfeto de hidrogênio e mercaptanos, que contém enxofre, é esse enxofre que faz com que os peidos tenham seu cheiro caracterísco.

Por que os peidos fedem?

Por que os peidos fedem

Quanto mais rica em enxofre seja sua dieta, mais fedorentos serão seus peidos! Alguns alimentos contêm mais enxofre do que outros, por isso que comer feijão, repolho, queijo, refrigerante e ovos pode aumentar o cheiro dos seus gases.

Por que o peido é barulhento?

O som do peido simplesmente se origina pelas vibraçõs que são geradas quando sai do nosso reto. O volume pode variar dependendo de quanta presão está por trás do gás, bem como a tensão dos músculos do esfíncter.

Quantas vezes peidamos por dia?

Uma pessoa saudável, peida em média 14 vezes por dia! A pessoa média produz aproximadamente meio litro de gas todos os dias. E mesmo que muitas mulheres não admitam, elas peidam tão frequentemente quanto os homens. De fato, um estudo mostrou que quando os dois comem a mesma comida, as mulheres tendem a ter gás ainda mais concetrado do que os homens.

DADO CURIOSO, se uma pessoa peidasse continuamente durante 6 anos e 9 meses, produziria gás com a energia equivalente a uma bomba atômica!

Top 10 Alimentos Anti-inflamatórios

Qual é a velocidade dos peidos?

Os peidos foram cronometrados a uma velocidade média de 3,05 metros por segundo. Apesar de saírem com velocidades variadas, normalmente sentiremos o cheiro depois de 10-15 segundos após eles terem saído do nosso reto.

Segurar os peidos é prejudicial para a saúde?

Muitos médicos têm opiniões diferentes sobre se segurar um peido é prejudicial ou não para nossa saúde. Alguns argumentam que eles fazem parte natural do nosso sistema digestivo, por isso não seria prejudicial segurá-los. Outros afirmam que pode gerar incômodos como inchaço ou na pior das hipóteses causar hemorróidas ou um intestino distendido. Vamos esperar novos estudos!

Para algumas culturas peidar é agradável!

Enquanto a maioria das culturas acha que peidar em público é no mínimo desagradável, outras não se incomodam. De fato em algumas culturas peidar em público é agradável e muito bem visto. Por exemplo, a tribo indígena Yanomami, usa o peido como uma saudação!

Os peidos são inflamáveis?

Os peidos são inflamáveis?

Sim, eles são inflamáveis! Lembra da composição deles? O metano e hidrogênio são elementos que deixam os peidos altamente inflamáveis. Aqueles vídeos de pessoas acendendo um isqueiro são verdadeiros, o que não significa que seja recomendado fazer. Essa piada pode ser perigosa.

O que acontece quando seguramos um peido?

É muito provável que você em algum momento da sua vida já apertou seu bumbum para não deixar um peido escapar! Mas o que acontece com eles? Simples, eles irão sair quando você relaxar. Gerealmente isto acontece quando você está dormindo.

Peidos depois da morte!

Como já falamos antes, ninguém escapa deles, nem os mortos! Até três horas depois da morte nosso corpo continua deixando escapar gases de ambas as extremidades do trato disgestivo, resultando em arrotos ou peidos. Este fenômeno deve-se ao fato de que os músculos continuam se extendendo e contraindo por um tempo mesmo após a morte.

Os animais também peidam?

Os animais também peidam?

Sim! Se você tem um cachorro em casa, é muito provável que já escutou ele peidando. Mas você sabe qual é o animal que mais produz peidos? Por incrível que possa parecer é o cupim! De fato o cupim é a segunda maior fonte natural de emissões de metano no planeta.

Por que alguns peidos são silenciosos?

Assim como os barulhentos, os silenciosos dependem da quantidade de gás e da força com a qual são expelidos pelo esfíncter.

Agora você já sabe tudo sobre os peidos. A próxima vez que soltar um, não fique com vergonha!

Deixe seu Comentário!

+ 18 = 23