Sintomas mais comuns de problemas na tireoide

Sintomas mais comuns de problemas na tireoide

A tireoide é uma pequena glândula situada abaixo da faringe, que afeta praticamente todas as funções do seu corpo. Não é nenhuma surpresa que muitos problemas de saúde podem surgir quando ela não trabalha corretamente: quando ela não libera suficiente hormônio tireoidiano (hipotireoidismo) ou quando ela libera muito hormônio tireoidiano (hipertireoidismo).

A parte mais irritante é que os problemas da tireoide, podem ser muito parecidos com sintomas de outras doenças. Por esta razão hipotireoidismo ou hipertireoidismo podem levar muito tempo para serem diagnosticados. Sem falar que os sintomas podem variar em cada paciente e também podem aparecer repentinamente ou gradativamente.

Mesmo com toda a complexidade que já falamos, você deve ficar sempre alerta a qualquer sintoma que aparecer, porque as alterações da tireoide afetam muitas mulheres e são muito comuns. 1 em cada 8 mulheres irá desenvolver algum tipo de problema com a tireoide. E mulheres são 5 a 8 vezes mais propensas a desenvolverem problemas de tireoide do que homens. E ainda mais alarmante, 10-20% das mulheres após os 30 anos desenvolverão problemas de tireoide.

Os sintomas do hipotireoidismo e hipertireoidismo mais comuns são:

Mudanças de peso

Mudanças de peso pela tireoide

O hipotireoidismo retarda todas as funções corporais, incluindo o metabolismo. Seu corpo desacelera e consequentemente o ganho de peso é evidente.

Com o hipertireoidismo, acontece o contrário. A tireoide está trabalhando a todo vapor e seu corpo também. O emagrecimento repentino pode aparecer. Isso pode parecer até bom para muitas pessoas, mas é importante ser tratado pois coloca uma grande carga no trabalho do corpo, principalmente no coração.

Pressão arterial anormal

Pressão arterial anormal pela tireoide

O hormônio tireoidiano está em constante comunicação com o coração e impacta o quão rápido ou lento ele bate. Com hipotireoidismo, a frequência cardíaca será mais lenta do que o normal. Isso afeta muitos outros órgãos e suas funções no corpo.

Com hipertireoidismo será o contrário, a frequência cardíaca acelera muito. Qualquer um dos problemas de tireoide pode resultar em insuficiência cardíaca, o que pode ser muito perigoso.

Novos hábitos no banheiro

Novos hábitos no banheiro pela tireoide

Outro sistema afetado pelo hipotireoidismo é o digestivo. Você pode notar que está indo no banheiro com menos frequência ou que sofre inclusive de constipação.

Com o hipertireoidismo, você irá com mais frequência ao banheiro e pode inclusive observar que suas fezes não são completamente sólidas.

Fadiga

Fadiga por causa da tireoide

O hipotireoidismo vai apagar seu corpo, literalmente! Seu equilíbrio e controle de energia é menos efetivo. Talvez a rotina do dia a dia fique mais cansativa, o treino na academia também. Com esse sentimento de fadiga, você pode parar além do necessário e com isso ganhar peso.

Com hipertireoidismo você geralmente estará mais tenso, o que também pode levar à fadiga. Se você está se sentindo nervoso ou como se o efeito de muitas xícaras de café estivesse agindo simultaneamente em você, no final do dia você terminará esgotado. E seu corpo só pode ficar nesse ritmo com os descansos adequados, o hipertireoidismo não dá esse equilíbrio.

Alterações de humor

Alterações de humor por causa da tireoide

O hipotireoidismo pode afetar o funcionamento do cérebro, incluindo nosso humor. Depressão é um sintoma que muitas mulheres sofrem, e pode ser difícil reconhecer o quanto a tireoide está envolvida nisso, pois a depressão pode levar a alguns dos sintomas do hipotireoidismo.

Se você tem hipertireoidismo, seu cérebro pode ser afetado de outra maneira. As pessoas vão se sentir como se estivessem viajando num foguete, a muitos kms/h, quase sempre com ansiedade, irritadas e trêmulas.

Ambas alterações podem ser esgotadoras mental e emocionalmente, por isso pode ser muito útil procurar algum tipo de acompanhamento de saúde mental, como a terapia, junto com o seu tratamento médico.

Alterações no período menstrual

Alterações no período menstrual por causa da tireoide

Seu período menstrual é mais pesado do que o normal? Isso pode ser um sinal de hipotireoidismo. Sua tireoide também afeta seu ciclo menstrual,  por isso você pode observar mudanças mês a mês.

O hipertireoidismo, irá fazer o contrário. Você pode ter períodos menstruais mais curtos e leves, ou inclusive podem nem aparecer por meses!

Mudanças na pele e cabelo

Mudanças na pele e queda de cabelo pela tireoide

O hipotireoidismo pode fazer com que seus cabelos e pele sofram de ressecamento. Se você tem problemas para manter seus cabelos e pele hidratados, ou sofre com cabelos quebrados e que crescem pouco pode ser um sinal de hipotireoidismo. Ambas condições, hipotireoidismo ou hipertireoidismo, podem fragilizar os cabelos.

Dores musculares e fraqueza

Dores musculares e fraqueza por causa da tireoide

Em ambas condições você pode sentir dor muscular, rigidez articular e fraqueza. Com isso, você ficará mais cansado e possivelmente mais sedentário. Esperamos que você esteja em sintonia com seu corpo e consiga identificar quando alguma coisa está diferente do normal. Por exemplo, se você não treinou com intensidade ultimamente, não seria normal você estar sofrendo com alguma dor ou se sentindo muito cansado.

Névoa mental

Névoa mental por causa da tireoide

Hipotireoidismo pode efetivamente retardar as sinapses no cérebro e reduzir a velocidade da função cerebral. Você não será capaz de pensar claramente e você pode sentir como se tivesse uma névoa no cérebro. Esse retardo pode vir junto com mudanças de humor e até depressão.

Olhos inchados ou secos

Olhos inchados ou secos por causa da tireoide

A doença de Graves (um transtorno autoimune que resulta em hipertireoidismo) também pode causar mudanças visuais, como olhos inchados. Olhos secos ou irritados podem ser um sinal das duas condições (hipo e hipertireoidismo). Se seus olhos ficam secos (sem ser por alergias ou medicamentos) fale com seu médico.

Sempre com frio ou calor

Sempre com frio ou calor pela tireoide

Você está sempre com frio? Pode ser um sintoma de hipotireoidismo. Sua lenta circulação pode fazer com que você sinta frio quando todos ao seu redor podem estar perfeitamente confortáveis com a temperatura. O oposto acontecerá se você tiver hipertireoidismo, você será mais sensível ao calor e irá suar mais que o normal.

Sobrancelhas mais finas

Sobrancelhas mais finas por causa da tireoide

Perder as sobrancelhas, especialmente na parte externa, pode ser um sinal de hipotireoidismo. Se você notar que elas estão ficando mais finas, consulte seu médico, pode ser um alerta!

Inchaço nos membros inferiores

Inchaço nos membros inferiores por causa da tireoide

Se você perceber inchaços repentinos no seus membros inferiores (incluindo quadril, joelhos, articulações do tornozelo e pés) pode ser um sinal de retenção de líquidos. E retenção de líquidos pode ser um sinal de hipotireoidismo.

Infertilidade

Infertilidade por causa da tireoide

Se você está tendo problemas para engravidar é muito provável que esteja sofrendo com estresse e preocupação. Infertilidade ou problemas para engravidar são também sintomas de problemas com a tireoide.

Problemas com a tireoide ainda não diagnosticados, podem ser a causa da infertilidade. Se você está tentando engravidar e não consegue, visite seu médico para expor todas as possibilidades.

A lista que mostramos não significa que você terá todos os sintomas simultaneamente para confirmar problemas com a tireoide. E se você está sofrendo com algum dos sintomas listados, recomendamos que visite seu médico.

Deixe seu Comentário!