Mitos x Verdades… Álcool e outras drogas

Mitos x Verdades… Álcool e outras drogas

Mitos x VerdadeÁlcool e outras drogas!

Desta vez, a Fitness Magazine vai abordar os mitos que envolvem o álcool e outras drogas. Estes mitos envolvem principalmente a interação destes produtos com o corpo humano e em muitos casos não são necessariamente maléficos!

Comer antes de beber te mantém sóbrio!

Este é um mito parcial, uma vez que se você estiver bem alimentado, demorará mais para absorver o álcool. Mas isto não quer dizer que você irá se manter sóbrio indefinidamente pois em algum momento o álcool será absorvido e surtirá efeito. Um ponto interessante é que beber após uma grande refeição diminui a ressaca!

Segurar a primeira ida ao banheiro faz você fazer menos xixi quando está bebendo álcool!

O álcool estimula a micção então você terá que eliminar um volume compatível com o tanto que bebeu. Segurar a primeira ida apenas faz com que você elimine um volume maior da primeira vez e mais nada.

Misturar variedades de bebidas alcoólicas te deixa mais bêbado!

Álcool é álcool, independente da fonte, mas este mito não é de todo errado! O efeito final será dado pela quantidade de álcool ingerida. No entanto quanto menor for a concentração de álcool da bebida, mais rápido este álcool é absorvido, por isto começar pela cerveja ou vinho pode te deixar bêbado mais rápido do que começar pela bebida destilada.

A melhor forma de evitar a ressaca é continuar bebendo!

A única coisa que esta conduta faz é postergar a ressaca, ela virá em algum momento, e como ela depende da quantidade de álcool ingerida, será pior.

O álcool mata neurônios!

Que uma pessoa alcoolizada é capaz de fazer bobagens diversas é fato, mas isto não é porque ela queimou os neurônicos. Na verdade, o álcool em excesso diminui a conexão entre os neurônios, mas sem matá-los.

A amnésia alcoólica é atenuada após a ressaca!

Não! O que você se esqueceu porque bebeu a ponto de desligar a capacidade de memorização do seu cérebro não será lembrado em outro momento.

Cerveja preta aumenta a lactação!

Este é um mito bem antigo e sem nenhuma fundamentação científica. Além disso, o álcool ingerido pela mãe pode ser transmitido para o feto pela placenta ou para o bebê pelo leite materno então melhor não arriscar!

Drogas abrem um buraco no seu cérebro!

É fato que diversas drogas, tanto ilícitas quanto lícitas como o álcool, tabaco e vários medicamentos, alteram a estrutura cerebral, mas isto não quer dizer que aparecerá um buraco nele.

O consumo exagerado de álcool pode ser bastante maléfico. Por outro lado, há fortes indícios que o seu consumo em pequenas quantidades tem um efeito cardioprotetor!

Deixe seu Comentário!