Alzheimer, um mal silencioso!

Alzheimer, um mal silencioso!

Atualizado em 23/janeiro, 2019

Alzheimer, um mal silencioso!

Nas últimas semanas houve grande divulgação de dados referentes à doença de Alzheimer nos Estados Unidos. Nos últimos 15 anos, as mortes por este mal aumentaram em 55% neste país.

Os dados referentes ao Brasil ainda não são concretos, embora exista uma expectativa de 1,2 milhões de brasileiros com Alzheimer.

Você sabe o que é a doença de Alzheimer? Quais são seus sintomas? Quais o motivo do seu surgimento? Confira neste artigo da Fitness Magazine Brasil.

O que é o Alzheimer?

O Alzheimer é uma doença decorrente da degeneração dos neurônios do cérebro. Nela, parte do espaço ocupado pelos neurônios degenerados é gradativamente ocupado por complexos proteicos chamados de placas amiloides e proteína tau, com o cérebro diminuindo de volume.

Com isto, o cérebro perde a sua função gradativamente!

Num estágio inicial há perda da memória recente. A evolução leva à demência, perda da mobilidade e do controle de esfíncter, levando à dependência total do doente.

Alzheimer e a perda de memoria

Alzheimer e a perda de memoria

Por que os casos de Alzheimer têm aumentado?

Primeiramente, sabe-se que a população está envelhecendo, o que, por si só, aumenta o caso de doenças associadas à senilidade, incluindo o Alzheimer.

Além disto, o impacto das alterações de estilo de vida e alimentação dos últimos 50 anos sobre o envelhecimento somente estão sendo avaliados agora!

Assim, as pesquisas referentes a estas mudanças, tanto demográficas quanto dos hábitos, ainda estão em andamento e os seus resultados podem trazer luz sobre este tema.

Uma das pesquisas mais importantes sobre o efeito destas mudanças dos últimos 50 anos e seu efeito sobre o Alzheimer trouxe uma importante descoberta!

Existe uma associação entre esta doença e a diabetes, e esta associação é tão relevante que o Alzheimer já está sendo considerado como a Diabetes Tipo 3 (a tipo 1 é de origem genética e a tipo 2 é adquirida devido a outras doenças, gravidez, uso de medicamentos, cigarro, álcool, sedentarismo, obesidade).

A característica desta Diabetes é que ela implica em uma resistência à insulina apenas no cérebro, o que acaba levando ao quadro de demência!

Cuidados!

Mantenha sua saúde em dia. Evite o comportamento de risco associado a Diabetes do Tipo 2, para que ela não venha a ser uma Tipo 3!

Como fazer isto? Mantendo atividade física regular, boa alimentação, uso moderado de álcool e açúcar, não fumando e evitando a obesidade!

Mantenha a saúde do seu cérebro fazendo tudo aquilo que faz bem para todo o seu corpo!

Deixe seu Comentário!