3 benefícios médicos da canela!

3 benefícios médicos da canela!

Café com canela, banana com canela, arroz doce com canela, bolo com canela… Ficou imaginando? A canela é, sem dúvidas, uma delícia!

Mas a canela não é apenas gostosa, ela é muito saudável e você vai descobrir agora. Vamos conhecer um pouco mais sobre a deliciosa canela!

A canela possui duas variedades!

A Ceilão que é originária do Sri Lanka

E a Cassia que é originaria da China!

Qual a diferença entre estas variedades de canela?

A Cassia tem sabor e odor mais fortes sendo a variedade mais comercializada.

Ela possui grande quantidade de cumarina, um composto vegetal que pode prejudicar o fígado quando ingerido em doses superiores a 6 gramas por dia.

A Ceilão, por sua vez, possui sabor mais suave e é a variedade que, em pesquisas, tem demonstrado maiores benefícios à saúde. Por outro lado, a Ceilão é muito mais cara e mais difícil de ser encontrada no comércio que a Cassia.

E quais são os benefícios médicos da canela?

Várias pesquisas foram feitas com a canela, tanto nas variedades Ceilão quanto Cassia.

Canela como anti-inflamatório e termogênico

Hoje, é consenso que se trata de um alimento rico em antioxidantes e com efeitos anti-inflamatórios e termogênicos. No entanto, a magnitude destes efeitos ainda não é consenso. Por exemplo, sabe-se que ela auxilia no metabolismo, embora o seu consumo, por si só, não seja capaz de promover o emagrecimento.

VEJA OS 10 MELHORES ANTI-INFLAMÁRIOS NA COZINHA

Canela e diabetes

Algumas pesquisas têm indicado que a canela pode ser usada como coadjuvante no tratamento do diabetes, uma vez que o seu uso como tempero diminui a necessidade de adoçar o alimento. No entanto, o seu efeito sobre a hemoglobina glicada (mais importante indicador sanguíneo de metabolismo do açúcar) ainda não foi confirmado pela ciência.

Canela e Alzheimer

Outras doenças que podem ter seu tratamento beneficiado pelas pesquisas que estão sendo realizadas com a Ceilão são o Alzheimer, a dislipidemia (excesso de gordura e/ou colesterol no sangue) e várias infecções de origem bacteriana e viral.

Dito isto, devo incluir canela em minha dieta? Falamos que o excesso pode ser prejudicial ao fígado, mas também que há várias indicações de que o seu consumo traz benefícios.

Então, a Fitness Magazine Brasil recomenda o consumo moderado, desde que a sua saúde permite. Havendo dúvidas, converse com seu médico ou nutricionista de referência.

Deixe seu Comentário!