3 benefícios médicos da canela!

3 benefícios médicos da canela!

Café com canela, banana com canela, arroz doce com canela, bolo com canela… Ficou imaginando? A canela é, sem dúvidas, uma delícia!

Mas a canela não é apenas gostosa, ela é muito saudável e você vai descobrir agora. Vamos conhecer um pouco mais sobre a deliciosa canela!

A canela possui duas variedades!

A Ceilão que é originária do Sri Lanka

E a Cassia que é originaria da China!

Qual a diferença entre estas variedades de canela?

A Cassia tem sabor e odor mais fortes sendo a variedade mais comercializada.

Ela possui grande quantidade de cumarina, um composto vegetal que pode prejudicar o fígado quando ingerido em doses superiores a 6 gramas por dia.

A Ceilão, por sua vez, possui sabor mais suave e é a variedade que, em pesquisas, tem demonstrado maiores benefícios à saúde. Por outro lado, a Ceilão é muito mais cara e mais difícil de ser encontrada no comércio que a Cassia.

E quais são os benefícios médicos da canela?

Várias pesquisas foram feitas com a canela, tanto nas variedades Ceilão quanto Cassia.

Canela como anti-inflamatório e termogênico

Hoje, é consenso que se trata de um alimento rico em antioxidantes e com efeitos anti-inflamatórios e termogênicos. No entanto, a magnitude destes efeitos ainda não é consenso. Por exemplo, sabe-se que ela auxilia no metabolismo, embora o seu consumo, por si só, não seja capaz de promover o emagrecimento.

VEJA OS 10 MELHORES ANTI-INFLAMÁRIOS NA COZINHA

Canela e diabetes

Algumas pesquisas têm indicado que a canela pode ser usada como coadjuvante no tratamento do diabetes, uma vez que o seu uso como tempero diminui a necessidade de adoçar o alimento. No entanto, o seu efeito sobre a hemoglobina glicada (mais importante indicador sanguíneo de metabolismo do açúcar) ainda não foi confirmado pela ciência.

Canela e Alzheimer

Outras doenças que podem ter seu tratamento beneficiado pelas pesquisas que estão sendo realizadas com a Ceilão são o Alzheimer, a dislipidemia (excesso de gordura e/ou colesterol no sangue) e várias infecções de origem bacteriana e viral.

Dito isto, devo incluir canela em minha dieta? Falamos que o excesso pode ser prejudicial ao fígado, mas também que há várias indicações de que o seu consumo traz benefícios.

Então, a Fitness Magazine Brasil recomenda o consumo moderado, desde que a sua saúde permite. Havendo dúvidas, converse com seu médico ou nutricionista de referência.

Deixe seu Comentário!

Você quer uma vida mais saudável?

NÓS TE AJUDAMOS!

EU QUERO!

Eu não quero...

Receba nossos artigos e dicas de saúde grátis!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER 

AGRADECEMOS POR ASSINAR!

JUNTOS POR UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!

UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!

Assine nossa newsletter e receba nossos artigos gratuitamente

GARANTIA: Seus dados estão seguros! Nunca enviaremos spam nem compartilharemos seus dados.