Efeito Sanfona, saiba como evitar

Efeito Sanfona, saiba como evitar

Efeito Sanfona, saiba como evitar

Você sabia que mais da metade da população brasileira está acima do peso? Muitas destas pessoas estão sofrendo com o chamado “Efeito Sanfona”, que é a recuperação em curto prazo do peso perdido.

Quando uma pessoa emagrece de maneira muito acentuada, várias mudanças acontecem em seu corpo. Tais mudanças podem incluir alterações na atividade elétrica do coração, metabolismo anormal de gorduras e carboidratos e alterações hormonais.

Essas mudanças estão ligadas à velocidade com que ocorreu esta perda de peso e isto aumenta possibilidade de que ocorra o Efeito Sanfona.

É importante lembrar que flutuação do peso é algo normal, podendo variar em cerca de 1 kg durante um dia e até 3 ou 4 kg durante um ano. Esta variação não pode ser considerada como Efeito Sanfona.

Mas como evitar esta variação abrupta de peso?

A Fitness Magazine Brasil consultou as pesquisas mais recentes e traz algumas dicas que vão te ajudar a evitar esta incômoda situação.

O corpo humano tem a tendência de manter o seu peso, mesmo que ele esteja acima do ideal. Portanto, o natural é que o peso perdido comece a ser recuperado quase imediatamente após o término do programa de perda de peso. Por isso, não acredite em dietas “da moda” que prometam perda imediata de peso, pois a recuperação também pode ser imediata!

Por outro lado, acredite na reeducação alimentar, ou seja, na eliminação das chamadas “calorias vazias” (alimentos muito calóricos que não trazem consigo os nutrientes necessários para uma pessoa ser saudável) e faça todas as refeições do dia, principalmente o café da manhã.

Outro ponto importante, é o aumento do gasto calórico. A realização de atividades físicas regulares e o combate a hábitos sedentários (horas no computador, smartphone ou televisão, uso excessivo de carro, moto, elevador e outras facilidades da vida moderna), são determinantes para que o temido Efeito Sanfona não ocorra.

Os altos níveis de ansiedade e estresse causados pela rotina dos tempos atuais também atuam como inimigos do emagrecimento, uma vez que os hormônios liberados sob estas circunstâncias aumentam o apetite ao mesmo tempo em que diminuem o gasto metabólico em repouso.

Atividades que induzam o relaxamento e aumentam a concentração, como atividades físicas de baixa intensidade e a meditação, também são importantes coadjuvantes para que se evite o Efeito Sanfona.

Então, para combater o sobrepeso e a obesidade de maneira definitiva, é importante que a perda de peso ocorra de forma gradativa e constante. Substitua as “dietas milagrosas” por uma verdadeira reeducação alimentar, acrescente uma rotina de exercícios adequada as suas capacidades e relaxe sua mente!

Deixe seu Comentário!

Você quer uma vida mais saudável?

NÓS TE AJUDAMOS!

EU QUERO!

Eu não quero...

Receba nossos artigos e dicas de saúde grátis!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER 

AGRADECEMOS POR ASSINAR!

JUNTOS POR UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!