Vitamina E, um poderoso antioxidante!

Vitamina E, um poderoso antioxidante!

Vitamina E, um poderoso antioxidante!

A Vitamina E corresponde a um grupo de substâncias solúveis em gordura (lipossolúveis) e com forte ação antioxidante! Mas o que é uma ação antioxidante? Qual o benefício que esta vitamina pode trazer para sua saúde? Quais são as principais fontes? Leia esta reportagem e descubra!

Um antioxidante é qualquer substância capaz de impedir que ocorra o processo de oxidação de outra substância. E a Vitamina E é uma substância que atua impedindo a formação de radicais livres pelo processo de oxidação.

E o que os radicais livres causam no corpo humano? Eles reagem com outras substâncias que se encontram a sua volta. Com isto, estas substâncias perdem as suas características naturais. Esta perda de característica pode levar ao surgimento de vários problemas como alterações da coagulação do sangue e do sistema imunológico e a diminuição da velocidade de condução nervosa, por alterações na bainha de mielina.

Além de evitar estes males, outros benefícios que a ciência atribui à Vitamina E envolvem efeito positivo sobre a doença de Alzheimer e diminuição da taxa de mortalidade!

Para completar, pesquisas de menor relevância científica, e que ainda precisam ter os seus achados confirmados, indicam que a Vitamina E é benéfica à circulação sanguínea, ao diminuir a oxidação do colesterol de baixa densidade (LDL) em colesterol de muito baixa densidade (VLDL), isto significa que ela evita que o colesterol ruim se torne o colesterol muito ruim. Também há relatos de efeitos positivos desta vitamina sobre a saúde óssea, muscular e dos cabelos.

Por ser lipossolúvel, a Vitamina E é armazenada nos adipócitos (células especializadas em armazenamento de gordura) do nosso corpo, de forma que a sua deficiência só ocorre em condições extremas de inanição ou no percentual de gordura muito reduzido.

Com isto, uma dieta rica em vegetais verdes, sementes, amêndoas e castanhas oleaginosas, abacate e peixes são o suficiente para garantir as quantidades necessárias para o nosso corpo!

O excesso de Vitamina E, é prejudicial?

A resposta é sim! Como ela compete com a Vitamina K, essencial ao mecanismo de coagulação do sangue, ela pode levar ao aumento da probabilidade de sangramentos. Desta forma, a suplementação de Vitamina E deve ser feita de maneira criteriosa e associada à suplementação de Vitamina K.

Para que este controle seja correto, Médico e Nutricionista devem ser consultados.

Deixe seu Comentário!

UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!

Assine nossa newsletter e receba nossos artigos gratuitamente

GARANTIA: Seus dados estão seguros! Nunca enviaremos spam nem compartilharemos seus dados.

Você quer uma vida mais saudável?

NÓS TE AJUDAMOS!

EU QUERO!

Eu não quero...

Receba nossos artigos e dicas de saúde grátis!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER 

AGRADECEMOS POR ASSINAR!

JUNTOS POR UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!