Mas parecia ser verdade… Doces e Chocolates

Mas parecia ser verdade… Doces e Chocolates

Mas parecia ser verdade… Doces e Chocolates.

Que o consumo exagerado de açúcar, chocolates, doces e afins não é recomendado você já sabe! No entanto, muitas crenças que envolvem alimentos ricos em açúcar são infundadas. Assim, a Fitness Magazine Brasil fez uma relação de alguns destes mitos!

Chocolate causa espinha!

O chocolate não aumenta a oleosidade da pele e, por consequência, não aumenta a quantidade de acne, que é um dos fatores causadores de espinhas.

Chocolate causa insônia!

O chocolate contém cafeína, que é um estimulante. No entanto, a sua quantidade é muito reduzida quando comparada, por exemplo, a uma xícara de café. Portanto, é improvável que ele cause insônia.

Chocolate diet é mais saudável!

Isto pode ser muito relativo. Os alimentos diet são feitos para o consumo de um público que não pode ter contato com um determinado componente destes alimentos. No caso do chocolate diet, este componente é o açúcar. Assim, o chocolate diet tem menos açúcar, mas para compensar o sabor, ele tem bem mais gordura, passando longe de ser uma opção para quem quer perder peso.

Mas, parecia ser verdade... Doces e Chocolates 2

Chocolate e açúcar são afrodisíacos!

Existem poucas evidências científicas de que os alimentos podem aumentar a libido, incluindo os doces e chocolates. A libido está muito mais ligada às funções cerebrais do que ao que você ingere! Mas isso também não significa que incluir chocolates naquela noite especial não possa tornar tudo mais doce!

Chocolate e açúcar viciam e causam hiperatividade!

É verdade que eles podem ativar as áreas relacionadas à recompensa no cérebro,  assim como acontece com algumas drogas, álcool e sexo.  Mas não existem fortes evidências científicas de que chocolate ou açúcar causem dependência ou hiperatividade.

Açúcar causa diabetes!

A diabetes é uma doença multifatorial e o consumo excessivo de açúcar pode levar à obesidade, que pode levar a diabetes. Desta forma, o consumo de açúcar pode causar diabetes de forma indireta, mas não é o único fator responsável.

Açúcar de origem natural ou menos processado é melhor do que o açúcar processado!

Depende. Se você estiver pensando apenas na quantidade de calorias, saiba que é igual… Mas o açúcar processado possui mais químicos e menos minerais e vitaminas em sua composição, o que torna mais favorável o uso do açúcar menos processado (mascavo ou demerara) ou do mel.

Refrigerante causa obesidade em crianças!

A obesidade também é uma doença multifatorial, sendo assim, a relação entre o consumo de refrigerantes e a obesidade se dá de forma indireta, tal qual a relação do açúcar com a diabetes.

Um chiclete, se engolido, demora sete anos para ser digerido!

Alguns mitos gostam de números bem precisos… O chiclete não é digerível, então ele simplesmente sairá pelo outro lado…

Deu para perceber que, apesar dos diversos mitos que nos cercam, o consumo de alimentos ricos em açúcar continua a ser um problema de saúde pública, principalmente devido à sua relação indireta com a obesidade e a diabetes. Então, vale o sacrifício de se abster do consumo exagerado!

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