A melhor forma para acelerar seu metabolismo!

A melhor forma para acelerar seu metabolismo!

Atualizado em 16/junho, 2018

A melhor forma para acelerar seu metabolismo!

Você fez de tudo para emagrecer mas não atingiu o seu objetivo?

Isto ocorre porque o nosso metabolismo basal, que é a energia necessária para mantermos nossas funções vitais ao longo do dia é influenciado pelos mais diversos fatores. E alguns deles infelizmente não são afetados exclusivamente pela mudança da dieta alimentar.

Quais são os fatores que influenciam no seu metabolismo?

Como você pode usar estes fatores a seu favor e atingir o objetivo de emagrecer? A Fitness Magazine Brasil está aqui para responder a todas as suas dúvidas.

Primeiramente, tenha em mente que o cálculo da Taxa de Metabolismos Basal (TMB) dependente de seu gênero, peso, altura, massa livre de gordura (MLG) do seu corpo, tal qual você pode ver nas seguintes equações:

Método Equação Parâmetros 
TMB para homensTMB = 66 + 13,8P + 5H – 6,8IPeso em Kg (P); Altura em cm (H); Idade em anos (I)
TMB para mulheresTMB = 655 + 9,6P + 1,8H – 4,7I
TMB por MLGTMB = 370 + (21,6*MLG)Massa Livre de Gorduras em Kg (MLG)

Agora você já sabe que os fatores Gênero, Peso, Altura, Idade e Massa Livre de Gordura interferem no seu metabolismo. Mas existe outro fator relevante e que não é abordado por estas equações: a tendência genética!

Como cada um dos fatores influencia seu metabolismo?

Gênero

Homens tendem a ter uma Massa Livre de Gordura maior que a das mulheres, por isto, tendem a ter uma Taxa de Metabolismo Basal maior, ou seja, gastam mais energia para manterem suas funções vitais. Desta forma, infelizmente para as mulheres, os homens têm maior facilidade para emagrecer!

Peso e Altura

Quanto maior o peso e a altura da pessoa, seja homem ou mulher, maior a sua Taxa de Metabolismo Basal. Mas como alguém mais pesado gasta mais energia, ele não deveria emagrecer mais rapidamente? Sim, e emagrece, mas infelizmente para os obesos, se a perda de peso ocorrer em uma taxa muito elevada devido exclusivamente à restrição dietética, o seu corpo irá se adaptar ao menor aporte calórico, aproveitando mais a energia de cada alimento consumido e em pouco tempo, sua capacidade de perder peso diminui consideravelmente.

Idade

À medida que envelhecemos, ocorre um declínio da massa muscular, o que implica em diminuição da Massa Livre de Gordura e por consequência, diminuição da Taxa de Metabolismo Basal. O lado positivo é o fato de que a musculatura é treinável em qualquer idade, de forma que você pode manter a sua massa muscular através de treinos de resistência e força, independente da sua idade e aumentando sua Massa Livre de Gordura.

Massa Livre de Gordura

Como você pôde perceber, este é o principal fator para a manutenção de uma Taxa de Metabolismo Basal mais alta, o que gera um maior gasto calórico e facilita o emagrecimento. A Massa Livre de Gordura é representada por qualquer tecido corporal que não tenha células que acumulam gordura em sua composição, sendo formada principalmente por músculos e ossos. Assim, qualquer atividade física que implique em aumento da massa muscular ou da densidade óssea influencia positivamente a Taxa de Metabolismo Basal, favorecendo o controle do peso.

Tendência genética

Este é o mais cruel dos fatores que influenciam a Taxa de Metabolismo Basal, uma vez que não há nada que possa ser feito para alterá-la. É a tendência genética que explica porque aquele seu amigo sedentário, que come loucamente de tudo e não engorda, enquanto você, em sua dieta de Nutricionista e atividade física regular, se esforça muito para perder alguns quilos.

Quer emagrecer de uma vez por todas? Aumente sua Taxa de Metabolismo Basal e faça com que o seu corpo atue a seu favor neste processo!

Como o fator mais facilmente modificável é a Massa Livre de Gordura, se esforce na academia para aumentá-la, e você chegará onde quiser!

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