Guia de profissões: Fisioterapia

Guia de profissões: Fisioterapia

Guia de profissões: Fisioterapia

Quando se fala em atividade física, a primeira profissão que vem à cabeça é a Educação Física, no entanto há várias outras profissões que atuam na área de atividade física e fitness, tanto de maneira direta como indireta.

Nesta nova série de artigos, a Fitness Magazine Brasil irá se dedicar a divulgar algumas profissões que se relacionam com a saúde, bem-estar e novas tecnologias ligadas a estes domínios!

A primeira profissão a ser abordada é a Fisioterapia! Se você está pensando em se dedicar a esta área do conhecimento, acompanhe neste artigo o escopo desta profissão.

Segundo o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), a Fisioterapia é uma ciência da saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais. Ou seja, ela aborda a questão do movimento como meio de prevenção e tratamento de saúde!

Tais distúrbios podem ter origem em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas.

A Fisioterapia fundamenta-se na aplicação dos conhecimentos de biologia, morfologia, fisiologia, patologia, bioquímica, biofísica, biomecânica, cinesiologia e em disciplinas comportamentais e sociais.

Quais são áreas de atuação do fisioterapeuta

Quais são áreas de atuação do fisioterapeuta?

No âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e na saúde privada a atuação do Fisioterapeuta se dá na atenção básica e em média e alta complexidade ou seja, tanto em Unidades Básicas de Saúde (UBS), como em hospitais e clínicas de reabilitação.

Fora dos sistemas de saúde a Fisioterapia pode atuar em clubes e academias, fazendo diagnósticos cinético funcionais que irão dar apoio ao profissional de Educação Física responsável pela elaboração do plano de treinamento, ou atuando como instrutor de Pilates.

O fisioterapeuta também pode atuar junto a trabalhadores, através da elaboração de Análise Ergonômica do Trabalho (AET) e de cinesioterapia laboral. Outras áreas de atuação envolvem educação, gestão e planejamento de ações e atividades em saúde.

Se você se identificou com estas atividades, entre no site do COFFITO, procure Fisioterapeutas que possam te falar mais sobre o dia-a-dia da profissão e estude para ir bem no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para que possa escolher uma boa instituição para estudar!

Deixe seu Comentário!

GOSTOU?

Assine nossa Newsletter e fique ligado nas melhores materias sobre Fitness!

Temos mais!

Bons Treinos!

UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!

Assine nossa newsletter e receba nossos artigos gratuitamente

GARANTIA: Seus dados estão seguros! Nunca enviaremos spam nem compartilharemos seus dados.