Guia de profissões: Fisioterapia

Guia de profissões: Fisioterapia

Guia de profissões: Fisioterapia

Quando se fala em atividade física, a primeira profissão que vem à cabeça é a Educação Física, no entanto há várias outras profissões que atuam na área de atividade física e fitness, tanto de maneira direta como indireta.

Nesta nova série de artigos, a Fitness Magazine Brasil irá se dedicar a divulgar algumas profissões que se relacionam com a saúde, bem-estar e novas tecnologias ligadas a estes domínios!

A primeira profissão a ser abordada é a Fisioterapia! Se você está pensando em se dedicar a esta área do conhecimento, acompanhe neste artigo o escopo desta profissão.

Segundo o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), a Fisioterapia é uma ciência da saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais. Ou seja, ela aborda a questão do movimento como meio de prevenção e tratamento de saúde!

Tais distúrbios podem ter origem em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas.

A Fisioterapia fundamenta-se na aplicação dos conhecimentos de biologia, morfologia, fisiologia, patologia, bioquímica, biofísica, biomecânica, cinesiologia e em disciplinas comportamentais e sociais.

Quais são áreas de atuação do fisioterapeuta

Quais são áreas de atuação do fisioterapeuta?

No âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e na saúde privada a atuação do Fisioterapeuta se dá na atenção básica e em média e alta complexidade ou seja, tanto em Unidades Básicas de Saúde (UBS), como em hospitais e clínicas de reabilitação.

Fora dos sistemas de saúde a Fisioterapia pode atuar em clubes e academias, fazendo diagnósticos cinético funcionais que irão dar apoio ao profissional de Educação Física responsável pela elaboração do plano de treinamento, ou atuando como instrutor de Pilates.

O fisioterapeuta também pode atuar junto a trabalhadores, através da elaboração de Análise Ergonômica do Trabalho (AET) e de cinesioterapia laboral. Outras áreas de atuação envolvem educação, gestão e planejamento de ações e atividades em saúde.

Se você se identificou com estas atividades, entre no site do COFFITO, procure Fisioterapeutas que possam te falar mais sobre o dia-a-dia da profissão e estude para ir bem no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para que possa escolher uma boa instituição para estudar!

Deixe seu Comentário!

Você quer uma vida mais saudável?

NÓS TE AJUDAMOS!

EU QUERO!

Eu não quero...

Receba nossos artigos e dicas de saúde grátis!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER 

AGRADECEMOS POR ASSINAR!

JUNTOS POR UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!

UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!

Assine nossa newsletter e receba nossos artigos gratuitamente

GARANTIA: Seus dados estão seguros! Nunca enviaremos spam nem compartilharemos seus dados.