Guia de Profissões: Educação Física

Guia de Profissões: Educação Física

Guia de Profissões: Educação Física

A Educação Física é sem dúvidas a profissão que mais remete à atividade física, tanto recreativa quanto escolar e competitiva.

Vamos conhecer um pouco mais sobre esta profissão que se relaciona com a saúde e bem-estar!

História da Educação Física No Brasil

A Educação Física foi regulamentada como profissão com a criação do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) em 1998. Antes disto houve uma grande história de luta de diversos profissionais, que pode ser resumida em alguns eventos:

Desde a década de 50 havia a manifestação do interesse de diversos profissionais de Educação Física em sua regulamentação.

Neste período a atuação destes profissionais era muito restrita as escolas, havendo apenas a graduação em nível de licenciatura (voltada para a educação nos níveis primário e secundário), e a profissão de professor também não era regulamentada, por isso não houve como regulamentar a Educação Física.

Na década de 80, já havendo a graduação em nível de bacharelado (voltada para a atuação no mercado e para o ensino no nível superior), os profissionais de Educação Física voltaram a se organizar visando a regulamentação da profissão, que acabou sendo vetada pelo então Presidente José Sarney.

Na década de 90 se deu o crescimento do interesse pela atividade física. Ao mesmo tempo, as salas de ginástica estavam sendo ocupadas por práticos e leigos, o que deixou latente a importância da regulamentação.

Áreas de atuação do profissional de Educação Física no Brasil

Este movimento de integração política entre os diversos Profissionais acabou rendendo frutos, de forma que no Congresso da FIEP, em 1995, ocorreram as primeiras ações objetivas para a regulamentação da profissão.

Em Setembro de 1998 a Educação Física foi regulamentada!

A partir desta regulamentação, o CONFEF definiu como Profissional de Educação Física os diplomados na graduação de Educação Física e os Profissionais que, no ano da regulamentação, atuavam dentro da Profissão.

Áreas de atuação do profissional de Educação Física no Brasil

Atualmente, cabe ao Profissional de Educação Física todas as atividades técnicas, de consultoria e científico pedagógicas nas áreas de atividade física, desportivas e similares.

Este Profissional detém conhecimento em atividades físicas de qualquer natureza, como ginástica, exercícios físicos, desportos, lutas, danças, musculação, lazer, ergonomia, relaxamento corporal e outras práticas corporais.

O profissional de Educação Física pode atuar na prevenção de eventos adversos à saúde, em seu tratamento e na recuperação pós enfermidade.

Se você se identificou com estas atividades, entre no site do CONFEF, procure Profissionais de Educação Física que possam te falar mais sobre o dia-a-dia da profissão e estude para ir bem no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para que possa escolher uma boa instituição para estudar!

Deixe seu Comentário!

Você Ganhou!

Acesso Premium aos nossos artigos.
Saúde, Cuidados e Beleza para você do jeito certo!

Parabéns, você assinou nossa newsletter! 

GOSTOU?

Assine nossa Newsletter e fique ligado nas melhores materias sobre Fitness!

Temos mais!

Bons Treinos!