O Esporte como Atividade Física: Natação

O Esporte como Atividade Física: Natação

O Esporte como Atividade Física: Natação

Você já deve ter ouvido falar que a natação é o exercício mais completo que existe! É claro que uma afirmação tão categórica destas soa como exagero.

Mas quais são os benefícios associados à prática da natação? Quais as qualidades físicas que são beneficiadas com esta prática? Acompanhe neste artigo da Fitness Magazine Brasil.

Natação como esporte

Competições envolvendo a natação datam da segunda metade do século XIX. Nos Primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, em 1986, ela já estava no programa sendo disputadas provas de 100, 500 e 1200 metros livre, todas no mar.

Em 1908, nos Jogos de Londres, as competições passaram a ser realizadas em piscinas. Em 1912, nos jogos de Estocolmo, as mulheres começaram também a competir.

Quais são os estilos de natação e distâncias das provas?

Atualmente as competições de natação possuem quatro estilos: livre, peito, costas e borboleta.

Distâncias nas provas de natação: existem as provas de 50, 100, 200, 400, 800, 1500 metros e 10 km.

As provas até 200 metros são disputadas nos quatro estilos. As provas de 200 e 400 metros tem a competição medley (em que cada quarto da prova é realizado em um estilo).

Os revezamentos são os 4 x 100 metros e 4 x 200 metros livres e o 4 X 100 metros nos quatro estilos (em que cada nadador faz um estilo diferente).

Os 800 metros é a prova mais longa disputada exclusivamente por mulheres e os 1500 a mais longa disputada apenas por homens.

Os 10 km são considerados como a maratona aquática, sendo a única prova disputada em águas abertas.

As regras para a saída, virada e deslocamento na água são próprias para cada estilo!

Quais são os estilos de natação e distâncias das provas?

Natação como atividade física

Quais são os benefícios da natação para você?

Os benefícios vão depender do estilo e da distância na qual você se especializa. Treinos de curta distância (até 200 metros) trabalham mais os componentes força e resistência muscular localizada.

Trabalhos para estas distâncias são mais anaeróbicos e estão relacionados ao aumento da força muscular de braços e peitorais (para todos os estilos), dorsal (principalmente no estilo costas) abdominais (principalmente no estilo borboleta) e pernas (principalmente no estilo peito).

Os treinos para a distância de 400 metros, independente se estilo livre ou medley, envolvem tanto componentes de força e resistência muscular quanto de condicionamento aeróbico.

Para as competições de 800 metros em diante, que são feitas apenas em estilo livre, o principal componente da atividade física trabalhado é o condicionamento aeróbico. O auge do condicionamento aeróbico na natação é a maratona aquática.

Você também vai gostar ler: Natação Paralímpica!

A natação e o corpo humano

A composição corporal é muito importante para o resultado do atleta. As competições mais curtas são para atletas mais magros, ou seja, com menor percentual de gordura corporal.

Os atletas de maratona necessitam de um percentual de gordura mais alto, até para suportarem melhor a temperatura da água (sempre mais fria que a da piscina) e para terem a energia necessária para perfazer a distância.

Em termos de massa óssea, a natação é benéfica para o aumento da massa óssea apenas nos membros superiores e coluna vertebral, não apresentando resultado relevante em membros inferiores.

Vamos treinar na Piscina! Os resultados são incríveis.

Nadar queima muitas calorias!

A natação é uma atividade que tem um gasto calórico bem elevado, cerca de quatro vezes maior que o gasto calórico de uma corrida para uma mesma distância! Além disto ela é benéfica para o equilíbrio corporal e postura.

Com todas estas informações, deu para você ver que a natação é um excelente esporte e atividade física, embora não seja tão completa quanto reza a lenda!

Caia na piscina ou na água aberta para aproveitar bem os benefícios da natação! Não se esqueça de incluir em seus treinos outras atividades físicas para complementar todas as qualidades físicas.

Até os nadadores de alto nível fazem isto!

Deixe seu Comentário!

Você quer uma vida mais saudável?

NÓS TE AJUDAMOS!

EU QUERO!

Eu não quero...

Receba nossos artigos e dicas de saúde grátis!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER 

AGRADECEMOS POR ASSINAR!

JUNTOS POR UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!

UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!

Assine nossa newsletter e receba nossos artigos gratuitamente

GARANTIA: Seus dados estão seguros! Nunca enviaremos spam nem compartilharemos seus dados.