Utilidade pública: SAMU ou Corpo de Bombeiros?

Utilidade pública: SAMU ou Corpo de Bombeiros?

Utilidade pública: SAMU ou Corpo de Bombeiros?

A última coisa que queremos em nossas vidas é uma situação de urgência ou emergência! No entanto, quando um destes eventos acontece é importante saber a quem recorrer!

Neste artigo vamos mostrar aos nossos leitores as diferenças entre urgência e emergência e explicar quando devem ser acionados o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBM).

A emergência é uma situação crítica ou de perigo iminente, que exige uma intervenção imediata. A urgência, por sua vez, refere-se a um risco eminente à vida.

Uma situação que exige atenção imediata, seja da equipe de saúde ou de um agente público, classifica-se como emergência até o momento em que passa a representar um risco à vida, momento em que se torna uma urgência.

O acionamento tanto do SAMU quanto do CBM pode ser devido a uma emergência, como uma pessoa apresentando um mal súbito ou no caso de um acidente de trânsito com vítimas. Mas, também pode ser devido a uma situação de urgência!

Quando devo acionar cada um destes serviços? Quais os telefones de contato? Qual a cobertura destes serviços?

CBM(Telefone 193)

SAMU (Telefone 192)

Prevenção e combate a incêndiosProblemas cardiorrespiratórios
ResgateIntoxicação
Desencarceramento em acidentesQueimadura grave ou choque elétrico
Intervenção em incidentes elétricos, hidráulicos, com produtos perigosos e com redes de gásOcorrência de maus-tratos

Trabalho de parto

Crises hipertensivas

Corte de árvores com risco iminente de quedaTransferência de pacientes com risco de morte
Captura de animaisAcidentes com produtos perigosos

A cobertura destes serviços não está presente em todos os municípios, portanto em algumas regiões o socorro pode tardar. Procure se informar junto às autoridades do seu município se ele conta tanto com o SAMU quanto com o CBM.

Outro ponto que você deve ter observado é que os riscos iminentes de morte estão sob o cuidado do SAMU! É por isto que ao acioná-lo são feitas perguntas sobre o estado de consciência da vítima: Ela está acordada? Ela está respirando? De acordo com as respostas, a ligação pode ser transferida para o médico regulador, que irá definir a necessidade do deslocamento da ambulância, bem como qual ambulância enviar.

O SAMU conta com dois tipos de ambulância, a Unidade de Suporte Básico (USB), que é acionada nas emergências, e a Unidade de Suporte Avançado (USA), que é acionada nas urgências!

Agora você já sabe quando acionar o SAMU e o CBM e também já sabe em quais casos optar por cada um!

É muito importante você estar consciente que as perguntas feitas, por mais estranhas que possam parecer, são importantes para acionar o cuidado necessário ao caso.

Assim, nada de desligar o telefone ou de se recusar a responder até que a ambulância seja acionada!

Deixe seu Comentário!