Treinar na piscina? Sim! Os resultados são incríveis!

Treinar na piscina? Sim! Os resultados são incríveis!

Treinar na piscina? Sim! Os resultados são incríveis!

Você está pensando em começar a contar azulejos? Esta é uma referência comum aos adeptos da natação, afinal com a cabeça virada para o fundo da piscina, contar azulejos acaba sendo parte do exercício! Mas é claro que os benefícios da natação e sua metodologia de treinamento vão muito além disto!

A primeira grande vantagem da natação está no ambiente aquático, que diminui o impacto sobre as articulações o que faz da natação um exercício que pode ser praticado por homens e mulheres com qualquer condição e tipo físico, inclusive por aqueles que estão se recuperando de lesões. Além disto o deslocamento na água é mais difícil, o que faz com que o gasto calórico por km percorrido nadando seja até quatro vezes maior que o da corrida ou caminhada.

Outro benefício da natação é a melhora do equilíbrio corporal, da postura e do condicionamento físico, tanto anaeróbico quanto aeróbico.

Depois de conhecer as vantagens deste exercício você resolveu começar a nadar! Ótima ideia! Mas você já sabe como deve iniciar?

Um treino na piscina para iniciantes

Diversos estudos têm sido conduzidos com o intuito de quantificar os níveis em que uma determinada atividade física é ou não benéfica.

Assim, enquanto estiver no nível iniciante, em que a aprendizagem motora é mais importante que a quantidade de calorias ou a distância percorrida, você precisa conseguir fazer no mínimo 400 metros divididos em:

  1. Aquecimento em estilo livre (25 metros);
  2. Exercício com prancha em membros inferiores (MMII) ou seja, apenas braçadas (50 metros) seguido de descanso de 20 segundos.
  3. Exercício com prancha em membros superiores (MMSS) ou seja, apenas batida de MMII (50 metros) seguido de descanso de 20 segundos;
  4. 150 metros em estilo livre seguido de 20 segundos de descanso;
  5. 2 Sprint de 50 metros com descanso de 30 segundos entre cada Sprint;
  6. Resfriamento de 25 metros em estilo livre.

Não tem certeza se está nadando corretamente? A qualidade do movimento deve ser sempre conferida com o seu treinador pois embora a natação não tenha tanto impacto como outras atividades físicas, um movimento errado também pode causar lesões. Além disto, o seu treinador também será responsável por progredir sua ficha de treino de acordo com cada objetivo que você for atingindo.

A natação é um excelente exercício para a queima de calorias indesejadas e para a recuperação da condição física, podendo ser feita por pessoas com qualquer tipo físico!

Então aproveite a chegada do verão e caia na piscina para contar uns azulejos!

Deixe seu Comentário!

UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!

Assine nossa newsletter e receba nossos artigos gratuitamente

GARANTIA: Seus dados estão seguros! Nunca enviaremos spam nem compartilharemos seus dados.

Você Ganhou!

Acesso Premium aos nossos artigos.
Saúde, Cuidados e Beleza para você do jeito certo!

Parabéns, você assinou nossa newsletter!