Seu raciocínio está lento? Saiba o porquê!

Seu raciocínio está lento? Saiba o porquê!

Seu raciocínio está lento? Saiba o porquê!

Manter a mente ativa é uma forma de trabalhar o seu cérebro! Isto não parece novidade, mas existem várias atitudes comuns que diminuem nossa capacidade de processamento de informações. Você sabe quais são elas? Acompanhe e se prepare para manter o seu cérebro cada vez mais ativo!

Questões sociais que atrapalham seu raciocínio

Reunião é algo que faz parte da rotina de qualquer empresa, mas será que elas são realmente produtivas? As pessoas raciocinam melhor quando estão sozinhas, sem precisar trabalhar também com aspectos sociais.

Tecnologias que atrapalham seu raciocínio

Se há algo que surgiu para resolver vários dos nosso problemas, isto é a tecnologia. Mas é claro que há alguns efeitos colaterais. O controle remoto, por exemplo, foi responsável pelo aumento do sedentarismo!

Pesquisas têm indicado que calculadoras, GPS e corretores automáticos são responsáveis pela diminuição do raciocínio matemático, senso de localização e pela perda de vocabulário respectivamente!

Quer ficar inteligente? Mexa seu corpo!

Alimentos que atrapalham seu raciocínio

O xarope de milho contém traços de mercúrio e é rico em frutose, ele está associado a uma menor capacidade de aprendizado e memorização, além de ser muito calórico.

Quais são os alimentos ricos neste xarope?

Refrigerantes e sucos de frutas industrializados o utilizam como adoçante.

Pães e bolos industrializados o utilizam como adoçante e para dar textura e cor.

Molhos a base de tomate o utilizam para cortar a acidez do tomate.

Molhos de salada o utilizam em substituição a óleos para serem menos calóricos.

Iogurtes o utilizam como adoçante e para dar consistência.

Alimentos processados, incluindo queijos e embutidos a base de carnes, o utilizam como conservante.

Como melhorar sua capacidade de raciocínio?

Obesidade atrapalha o raciocínio

A obesidade, além de ser um grande problema para a saúde, também é prejudicial para a memória e função cognitiva. Além disto ela está associada à diminuição do volume do cérebro, a evolução de doenças degenerativas do cérebro, como o Alzheimer.

O mais surpreendente é que a obesidade também altera o seu comportamento alimentar, de forma que você passa a associar saciedade com alimentos mais calóricos, o que cria mais um obstáculo para o emagrecimento!

Por outro lado, a perda da função cognitiva também é fator causador de obesidade, mostrando que a relação entre obesidade e déficit cognitivo é uma via de mão dupla!

Diabetes atrapalha o raciocínio

A insulina age como neurotransmissor, de forma que a diabetes, seja ela hereditária ou devido à obesidade, está associada a alterações da capacidade de aprendizagem e da memória.

Processos inflamatórios atrapalham o raciocínio

A proteína C reativa (PCR) é associada a processos inflamatórios, que podem ter origem em obesidade; dislipidemia; doenças reumáticas, cardíacas, vasculares e intestinais; apendicite; pancreatite; e alguns tumores. O aumento da concentração da PCR no sangue influencia negativamente a capacidade cognitiva.

Como melhorar sua capacidade de raciocínio?

Existem muitos fatores que podem prejudicar sua capacidade de raciocinar! Então evite reuniões desnecessárias, melhore sua alimentação, mantenha o peso adequado e não fique tão apegado às tecnologias que facilitam excessivamente a sua vida!

Deixe seu Comentário!

UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!

Assine nossa newsletter e receba nossos artigos gratuitamente

GARANTIA: Seus dados estão seguros! Nunca enviaremos spam nem compartilharemos seus dados.

Você quer uma vida mais saudável?

NÓS TE AJUDAMOS!

EU QUERO!

Eu não quero...

Receba nossos artigos e dicas de saúde grátis!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER 

AGRADECEMOS POR ASSINAR!

JUNTOS POR UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!