Quanto você sabe sobre a Natação Paralímpica?

Quanto você sabe sobre a Natação Paralímpica?

Quanto você sabe sobre a Natação Paralímpica?

Você acompanhou as provas de natação dos Jogos Paralímpicos? Se acompanhou, além de ter visto os bons resultados dos paratletas brasileiros, também deve ter ficado curioso sobre quais são os critérios de classificação utilizados.

Acompanhe neste artigo da Fitness Magazine Brasil quais são os critérios de classificação utilizados para a natação paralímpica!

A classificação inicial é feita de acordo com o tipo de limitação do paratleta que pode ser física, visual ou cognitiva. Esta classificação envolve testes físicos, de acuidade visual e de capacidade intelectual respectivamente.

Limitação física

A limitação física pode ser decorrente de condições neuromusculares (ataxia, hipertonia, atetose e déficit de força muscular), por condições ortopédicas (amputações congênitas ou adquiridas, limitação de amplitude de movimento articular) e por discrepância em comprimento de membros e nanismo (menos de 137 cm para mulheres e menos de 145 cm para homens).

Os testes utilizados para a classificação dos paratletas com limitação física nas diferentes categorias são: teste de força muscular; testes de coordenação; mobilidade articular; medição da deficiência em membros; medição da estatura e da diferença de comprimento de membros; habilidade para a natação; habilidade para mergulhar e se deslocar na água.

Em cada um destes testes, avaliados por no mínimo dois especialistas sem prévia comunicação, são atribuídas notas para o grau de limitação física, o que acaba por definir a classificação do paratleta para cada uma das provas que ele está apto a competir.

Um mesmo atleta pode ter diferente classificação em diferentes modalidades da natação paralímpica.

Limitação visual

O paratleta com deficiência visual deve apresentar pelo menos uma das seguintes restrições: alteração na estrutura do globo ocular; falha no nervo óptico ou nas vias de condução nervosa óptica; alteração do córtex visual no cérebro. A classificação por categoria se dá pelo nível de deficiência.

Limitação intelectual

Já o paratleta com restrição intelectual precisa estar dentro dos critérios avaliados pela International Federation of Intellectual Disability Sport e ter histórico de participação em eventos de natação promovidos pelo Comitê Paralímpico.

Os critérios de avaliação incluem memória e aprendizado, execução de tarefas simples, percepção visual e inteligência e capacidade de processamento de informações rápidas e de concentração.

Agora você poderá acompanhar melhor as próximas provas paralímpicas, onde paratletas mostram que as limitações podem ser desafiadas!

Deixe seu Comentário!

Você quer uma vida mais saudável?

NÓS TE AJUDAMOS!

EU QUERO!

Eu não quero...

Receba nossos artigos e dicas de saúde grátis!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER 

AGRADECEMOS POR ASSINAR!

JUNTOS POR UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!