Esta é a idade na qual a criatividade atinge seu auge

Esta é a idade na qual a criatividade atinge seu auge

Todos nós já escutamos que muitas pessoas se tornaram bem sucedidas apenas quando estavam numa idade já avançada. Muitas vezes décadas depois de atuar numa determinada área. Se você pensa que a criatividade não floresceu em você e que nunca florescerá por ser adulto, você está errado! A ciência comprova o contrário.

Em um estudo publicado na revista DE ECONOMIST, descobriram que a criatividade geralmente atinge seu auge nos meados dos seus anos 20 e 50.

O estudo científico sobre criatividade

Os pesquisadores analisaram o ciclo de vida de 31 vencedores do Prêmio Nobel de economia para chegarem nesta descoberta. “Muitos acreditam que a criatividade está exclusivamente associada à juventude, mas isso depende de que tipo de criatividade estamos falando”. Diz Bruce Weinberg, professor na Universidade Estatual de Ohio e responsável pela pesquisa.

Aqueles que tinham uma abordagem mais conceitual para seu trabalho e tenderam a usar suposições, provas e equações eram mais propensos a atingir o auge da sua criatividade sendo mais jovens. Mas os que eram experimentais, só atingiram seu auge quando eram mais velhos. Quando usaram todo o conhecimento que tinham adquirido para poder “pensar fora da caixa”.

As implicações dos achados não se aplicam exclusivamente à economia, segundo Weinberg. A pesquisa se baseia num estudo anterior que mostrava que enquanto poetas e físicos tendem a produzir o seu melhor trabalho nos seus anos 20, biólogos e romancistas tendem a fazê-lo quando atingem a meia-idade. Já o estudo de Weinberg identificou as idades específicas sendo frequentemente: 25 ou 29 anos para os conceituais e 57 anos para os experimentais.

Estudo científico sobre criatividade

Relação das atividades físicas e nosso cérebro

Se você é daqueles que não faz atividades físicas exclusivamente pela aparência física, parabéns! Aqui temos uma lista de artigos que você deve ler:

Quer ficar mais inteligente? Mexa seu corpo!

O aumento da atividade muscular implica em aumento da atividade neuronal, ou seja, a atividade física regular também é um exercício para o seu cérebro.

Seu raciocínio está lento? Saiba o porquê!

Manter a mente ativa é uma forma de trabalhar o seu cérebro! Isto não parece novidade, mas existem várias atitudes comuns que diminuem nossa capacidade de processamento de informações. Você sabe quais são elas? Acompanhe e se prepare para manter o seu cérebro cada vez mais ativo.

Qual é a chave para o sucesso profissional? Comer, dormir e malhar!

Todos sabem da importância de comer, dormir e manter uma atividade física regular para a manutenção de uma boa saúde. Mas você sabe que esta tríade pode implicar em melhora de vários outros aspectos da sua vida, como a profissional por exemplo?

Sedentarismo e educação. Eles estão conectados!

Você já leu na Fitness Magazine Brasil sobre o que é sedentarismo, quais as suas consequências e como adotar um estilo de vida que o combata. Mas o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) traz novos dados sobre o sedentarismo no Brasil e como a educação está envolvida.

Então se você já passou dos seus 20 anos e pensou que aquela grande ideia nunca chegaria, não se preocupe, mexa seu corpo para estimular seu cérebro. Você ainda tem muito tempo para descobri-la!

Deixe seu Comentário!