Principais lesões no futebol.
Você já acompanhou na Fitness Magazine Brasil os efeitos positivos que a prática do Futebol traz para a sua vida. Por outro lado, a prática deste esporte está associada a diversas lesões.
Quais são as principais lesões no futebol?
Os primeiros dados referentes a lesões no futebol no Brasil remontam ao século passado. Em 1997 observou-se que as lesões de maior incidência entre atletas profissionais eram as musculares, com um tempo de recuperação relativamente curto.
Um outro estudo, realizado entre 2003 e 2005, indicou também que as lesões musculares eram as mais comuns, seguidas de lesões ligamentares, ósseas e de meniscos.
Outro dado relevante deste estudo foi que as lesões musculares e ósseas apresentam tempo de recuperação curto, enquanto as lesões de ligamentos e meniscos implicam em interrupção da prática esportiva por longos períodos.
Quanto as articulações mais acometidas, a primeira é o tornozelo, seguida do joelho. Também é muito comum entre os futebolistas, tanto profissionais quanto amadores, a presença de desvios posturais.
Como prevenir as lesões mais comuns no futebol?
Um programa de fortalecimento e de melhora da flexibilidade é um tratamento eficaz para desvios posturais e, por consequência, uma forma de prevenir lesões em atletas de futebol!
Um trabalho recente verificou que quanto maior a ativação de glúteos, abdominais oblíquos e eretores da espinha durante um pique, menor é a chance de um jogador de futebol amador desenvolver um estiramento de isquiotibiais (músculo posterior da coxa).
Se você quiser estar bem para a prática da sua “pelada” sem medo de se lesionar, converse com o seu Fisioterapeuta e com seu Treinador, veja com eles como está o seu equilíbrio geral, de tornozelo e joelho, bem como quais os músculos que precisam ter a força e a flexibilidade melhorados.
Esta intervenção multiprofissional irá melhorar o seu desempenho no Futebol, além de diminuir as chances de você se lesionar!
Deixe seu Comentário!