Mas parecia ser verdade… Produtos “saudáveis”

Mas parecia ser verdade… Produtos “saudáveis”

Mas parecia ser verdade… Produtos “saudáveis”

Hoje a Fitness Magazine Brasil irá abordar os mitos relacionados ao consumo de produtos ditos saudáveis, como alimentos orgânicos e integrais, complexos vitamínicos, água, suco desintoxicante e vacinas. Você poderá se surpreender com o que vai ler!

Alimentos orgânicos são mais nutritivos! A vantagem dos orgânicos é que a sua produção não envolve o uso de pesticidas sintéticos… Mas podem ser usados pesticidas não sintéticos que, não necessariamente são mais saudáveis. Além disso, não há nenhuma indicação científica que os orgânicos possuam nutrientes em qualidade ou quantidade diferente que os seus congêneres produzidos da maneira tradicional. Importante frisar que este mito não tem a ver com alimentos transgênicos que, por terem tido sua estrutura genética modificada, podem ter sim conteúdo nutricional diferente de seu congênere não transgênico!

Alimentos integrais não engordam! Outro mito muito popular! Os alimentos integrais possuem maior quantidade de nutrientes por caloria ingerida, o que faz com que uma menor quantidade sacie as nossas necessidades nutricionais. Mas, isto não quer dizer que eles possuem menos calorias e, muito menos que não engordem.

Suplementação vitamínica te faz mais saudável! A suplementação vitamínica é indicada para pessoas com alguma deficiências de vitaminas. Nos casos de pessoas que não precisam de suplementação e mesmo assim utilizam, tudo indica que não, uma vez que a hipervitaminose está associada a intoxicações de diferentes níveis e, em casos extremos, a alguns tipos de câncer.

A água também tem seus mitos associados, os mais comuns envolvem a quantidade que precisamos ingerir, o uso de isotônicos e a água com gás.

Temos necessidade diária de beber dois litros de água! Pesquisas indicam que em situação de repouso ou de atividade física de baixa intensidade, a sensação de sede já garante a quantidade de água necessária. Em atividades extenuantes, com mais de duas horas de duração, há indício da necessidade de reposição hidroeletrolítica, ou seja, consumo de bebidas isotônicas.

Beber água em jejum emagrece! Primeiramente, beber água em jejum é saudável, uma vez que a sua passagem pelo tubo digestivo o limpa e hidrata. No entanto, esta passagem em nada interfere no metabolismo e portanto ela não tem efeito emagrecedor.

Água com gás hidrata menos! Mais um mito relacionado à água, pesquisas realizadas durante a execução de atividades físicas indicaram que não houve diferença de hidratação pela presença ou ausência de gás na água ingerida.

Um suco é capaz de te desintoxicar após o exagero alimentar! O seu corpo é feito para conseguir eliminar os reflexos de um exagero alimentar, através da ação, principalmente, do fígado. Não há nada em um suco que possa acelerar este processo.

Mitos improváveis

Vacinas causam autismo! Por mais improvável que possa parecer, existem pessoas que acreditam nisso. De onde surgiu este mito? Um artigo que envolveu uma amostra muito pequena de 12 crianças publicado em 1998 levantou esta possibilidade. No entanto, ele posteriormente foi desmentido pelos próprios autores.

Os mitos abordados neste artigo indicam a relevância da pesquisa científica para a saúde humana. Daí a importância de se manter atualizado e de buscar suas informações sobre saúde unicamente em fontes confiáveis!

Deixe seu Comentário!

UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!

Assine nossa newsletter e receba nossos artigos gratuitamente

GARANTIA: Seus dados estão seguros! Nunca enviaremos spam nem compartilharemos seus dados.

Você quer uma vida mais saudável?

NÓS TE AJUDAMOS!

EU QUERO!

Eu não quero...

Receba nossos artigos e dicas de saúde grátis!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER 

AGRADECEMOS POR ASSINAR!

JUNTOS POR UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!