O Esporte Como Atividade Física: Futebol!

O Esporte Como Atividade Física: Futebol!

Atualizado em 17/janeiro, 2017

O Esporte Como Atividade Física: Futebol!

Você é daqueles que gostam de disputar uma partida de futebol com os amigos sempre que possível? Sabia que o Futebol é uma atividade física muito complexa, que envolve vários componentes da aptidão física? A Fitness Magazine mostra neste artigo quais são as vantagens da prática do futebol como atividade física. Você vai se surpreender!

É importante você compreender que uma partida de futebol envolve várias situações. Para os jogadores de linha, temos deslocamentos em baixa intensidade, tiros de curta direção em intensidade muito alta, equilíbrio e coordenação motora. O goleiro é um caso à parte, uma vez que ele não se desloca tanto, mas por outro lado, precisa desenvolver grande elasticidade e também trabalha com os membros superiores.

Quais são os benefícios do futebol?

O Esporte Como Atividade Física Futebol 2

Muitas pesquisas já foram realizadas sobre o futebol, em suas diferentes modalidades, tanto masculino como feminino, e indicaram diversos benefícios físicos para a saúde com a sua prática.

O futebol de campo, por ter maior número de jogadores envolvidos, é benéfico para a melhora da percepção e da tomada de decisão. Além disso, o trabalho cardíaco é aumentado em cada duelo de um jogador contra outro, favorecendo o condicionamento aeróbico mesmo que o jogador não se desloque.

O futebol de salão, por ser mais rápido, tem um efeito positivo sobre o limiar anaeróbico, o que significa que o praticante vai demorar mais para se cansar durante um tiro em que produz muita velocidade. Ele também tem efeito positivo sobre a capacidade de tomada de decisão.

Um estudo realizado no Brasil e publicado na importante revista francesa Sciene et Sports indicou que 10 semanas de treinamento de futebol, em uma frequência de 6,9 horas semanais indicou uma melhora significativa da massa muscular, composição corporal, índice de massa corporal (IMC), flexibilidade e diminuição de distúrbios de humor. Também houve melhora de habilidade para dribles, passes e condução da bola. Por fim, os voluntários desta pesquisa ainda apresentaram aumento da velocidade média de corrida e melhora da performance em tiros de 30 e 50 metros.

Outro estudo semelhante realizado por um grupo de pesquisadores europeus indicou que 15 minutos de futebol, duas vezes por semana, durante 16 semanas, foi o suficiente para melhorar a composição corporal (diminuindo gordura e aumentando massa muscular), condicionamento aeróbico e a capacidade de consumo de oxigênio pelos músculos em mulheres pré-menopausa.

O futebol traz diversos benefícios para o seu físico, além de ser benéfico para o humor e até melhora a sociabilização, o que pode te ajudar até em seu trabalho! Agora que você já conhece os diversos benefícios do futebol, prepare suas chuteiras ou tênis e divirta-se na próxima pelada da turma!

Deixe seu Comentário!