Café: Mitos X Verdades!

Café: Mitos X Verdades!

Atualizado em 17/janeiro, 2017

Café: Mitos X Verdades!

Você é um amante do café? Este artigo é para você!

O café é uma bebida extremamente controversa. Existem muitas lendas a respeito do seu consumo, independentemente da quantidade. Buscando dar uma luz ao que é mito e verdade, a Fitness Magazine Brasil foi atrás das informações mais relevantes sobre o consumo de café e de seu principal componente, a cafeína.

Em relação ao seu efeito, a cafeína é o estimulante do Sistema Nervoso Central (SNC) mais consumido do mundo. É interessante ressaltar que a sua absorção depende da quantidade de  água. Sendo assim, ao contrário do que versa a cultura popular, uma maior quantidade de café “fraco” pode levar a uma maior absorção de cafeína do que uma dose menor de café “forte”.

A cafeína aumenta o estado de alerta mas, em algumas pessoas sensíveis o seu consumo em grandes quantidades pode prejudicar o sono, viciar, levar a crises de abstinência, contribuir para a anorexia nervosa, rabdomiólise (lesão muscular com liberação de catabólitos nocivos no sangue), falência renal, diminuição da fixação de cálcio nos ossos e gastroenterite.

Se existem alguns aspectos negativos no café, por que continuamos bebendo nossa xícara de café?

Mitos X Verdades Sobre o Café 2

Porque, por outro lado, além de ser muito gostoso, existe uma forte evidência científica de que o café diminui a possibilidade de risco de doenças cardiovasculares, regula a pressão arterial e acelera o metabolismo, sendo que o maior benefício do café é obtido com um consumo entre 3 a 5 xícaras ao dia.

Pesquisas epidemiológicas indicaram que mulheres que consomem café 3 vezes ao dia têm menor probabilidade de desenvolver câncer de pele do que aquelas que bebem menos de uma vez ao mês. No entanto, este resultado pode estar ligado a outros fatores. Acredita-se que estes efeitos benéficos possam estar relacionados com a capacidade da cafeína em diminuir a oxidação do DNA.

Estudos indicam que a cafeína atua de maneira favorável sobre a memória de longo prazo. Com base nestes resultados, alguns pesquisadores têm advogado a favor de seu uso para evitar o declínio cognitivo e tratar o Alzheimer, entretanto os estudos ainda são preliminares. Ainda a respeito dos benefícios da cafeína no SNC, existe forte indicação de que a cafeína também atua na prevenção da Doença de Parkinson.

O café pode ser benéfico ou maléfico, depende basicamente da quantidade e do estado de saúde de quem o consome.

A Fitness Magazine sugere que o seu consumo seja diminuído em casos de gestação, osteopenia e osteoporose, devido ao seu efeito negativo sobre a fixação do cálcio nos ossos e em pessoas com histórico de doenças do sistema gastrointestinal, em função de sua acidez. Fora estes casos específicos, a ciência tem indicado que o consumo de café até cinco vezes ao dia, desde que não substitua uma refeição completa, possui vários efeitos positivos!

Deixe seu Comentário!

UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!

Assine nossa newsletter e receba nossos artigos gratuitamente

GARANTIA: Seus dados estão seguros! Nunca enviaremos spam nem compartilharemos seus dados.

Você quer uma vida mais saudável?

NÓS TE AJUDAMOS!

EU QUERO!

Eu não quero...

Receba nossos artigos e dicas de saúde grátis!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER 

AGRADECEMOS POR ASSINAR!

JUNTOS POR UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!