Efeitos da obesidade sobre o cérebro

Efeitos da obesidade sobre o cérebro

Atualizado em 19/junho, 2018

Efeitos da obesidade sobre o cérebro

A obesidade causa diversos problemas de saúde, tais como diabetes e hipertensão arterial sistêmica.

Mas serão apenas estes os efeitos negativos da obesidade? A ciência tem se dedicado a responder esta questão e as novas descobertas são impressionantes!

Obesidade e memória

Em uma pesquisa recente foi utilizado um jogo de computador para testar a memória dos voluntários. O resultado indicou que os voluntários que possuíam maior índice de massa corporal (IMC) apresentaram pior resultado, ou seja, apresentavam déficit de memória.

Posteriormente a esta pesquisa, observou-se que a obesidade pode produzir um processo inflamatório que leva ao encolhimento do cérebro, prejudicando a memória e a imaginação.

Este prejuízo, em condições extremas, pode favorecer o surgimento de doenças neurodegenerativas, como a Doença de Alzheimer por exemplo.

Comportamento alimentar

Ao que tudo indica, o alto IMC está relacionado a alterações também do comportamento alimentar, impedindo a memorização de experiências passadas de alimentação. Mas qual é o efeito disto?

A pessoa se esquece do paladar e do cheiro relacionados a um alimento que já experimentou, querendo experimentá-lo novamente em outras ocasiões, o que altera a noção de saciedade!

Além disto, a obesidade também altera as áreas do cérebro relacionadas à imaginação. Desta forma, a pessoa não consegue imaginar como seria a ingestão de um dado alimento, precisando de ingeri-lo de verdade para aplacar sua vontade!

Os resultados destas pesquisas indicam o quanto os mecanismos associados ao processo de engordar são complexos e por isto difíceis de serem combatidos.

O mais importante é a prevenção desta condição! Para isto mantenha-se ativo fisicamente, coma com qualidade, durma bem e, sempre que necessário, recorra a profissionais de Educação Física, Nutrição e Medicina da sua confiança!

Deixe seu Comentário!

Você quer uma vida mais saudável?

NÓS TE AJUDAMOS!

EU QUERO!

Eu não quero...

Receba nossos artigos e dicas de saúde grátis!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER 

AGRADECEMOS POR ASSINAR!

JUNTOS POR UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!

UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!

Assine nossa newsletter e receba nossos artigos gratuitamente

GARANTIA: Seus dados estão seguros! Nunca enviaremos spam nem compartilharemos seus dados.