Suco de Beterraba Para Melhorar Seu Desempenho Físico!

Suco de Beterraba Para Melhorar Seu Desempenho Físico!

A beterraba é muito gostosa, ela sempre será encontrada no buffet de saladas! Mas já pensou em consumir a beterraba como um suco? Descubra quais são os benefícios!

Suco de Beterraba para melhorar seu desempenho físico:

Todos sabemos que uma dieta saudável deve conter muitos vegetais, e que os atletas geralmente têm uma dieta mais saudável do que a média das pessoas. Faz algum tempo (após alguns estudos), que muitos atletas têm usado cada dia mais o suco de beterraba para otimizar e melhorar seu desempenho esportivo. Agora temos uma maior compreensão de como e porque a beterraba impulsiona o desempenho e como consegue proporcionar o maior benefício possível para quem a consome.

A ciência por trás da Beterraba

A beterraba contém uma grande quantidade de nitratos inorgânicos. Estes compostos são os precursores de uma molécula de sinalização muito importante que nosso corpo precisa para as suas funções: O óxido nítrico. O óxido nítrico é produzido naturalmente por nossos corpos, mas podemos aumentar drasticamente sua disponibilidade comendo alimentos ricos em nitrato. Entre suas funções ele aumenta o tamanho dos vasos sanguíneos para permitir um maior fluxo de oxigênio!

Suco de beterraba, concentrado ou em pó?

O primeiro estudo sobre beterrabas sugeriu que 500 ml de suco de beterraba por dia pode levar a um aumento de 15% no tempo necessário para chegar até a exaustão total. Desde então, os atletas já tentaram inúmeras maneiras de tornar este processo mais conveniente. Fazer o Suco de beterraba todas as manhãs pode ser demorado ou nada prático se você não estiver em casa. Por isso existem alternativas na forma de pó e sucos concentrados que já estão disponíveis em alguns locais. A Fitness Magazine Brasil recomenda tomar o suco recém feito, assim como qualquer outro produto alimentício!

Suco de beterraba para o desempenho esportivo

Quanto suco de beterraba tomar?

No primeiro estudo, foram usados 500 ml, o que para muitos pode ser muito suco, especialmente se for ingerido momentos antes de iniciar qualquer atividade física. Mas novos dados mostram que se pode obter melhorias com doses de 300 ml de suco concentrado. Nas pessoas que tomaram até 600 ml o desempenho foi ainda maior, mas tomar mais do que 600 ml não ofereceu nenhum benefício extra. Isto sugere que uma dose “normal” é suficiente!

Suco de beterraba cru ou cozido?

Pesquisas sugerem que cozinhar a beterraba irá reduzir significativamente os nitratos disponíveis. Isto seria um motivo para tomar o suco de beterraba sem cozinhar, mas para quem não gosta do sabor dela crua, uma boa opção é cozinhá-la no vapor, esta é considerada a melhor maneira de cozinhar qualquer vegetal, pois mantemos maior quantidade de nutrientes neles.

Beber rápido ou devagar?

Os nitratos na beterraba são convertidos em nitritos pela saliva. Este é um passo importante que não deve ser menosprezado. Essa conversão não é instantânea, por isso quanto mais lenta a ingestão melhor, passará mais tempo em contato com sua saliva. Então beber lentamente seu suco pode aumentar o tempo que os nitratos ficam em contato com a saliva, aumentando a conversão de nitritos.

Funcionará para você?

Como qualquer outro suplemento, todo mundo pode responder diferentemente, mostrando desempenhos variados. Você conhece melhor seu corpo e saberá quais são os resultados, não custa mais do que duas beterrabas tentar!

Apenas beterraba?

A beterraba ganhou muito destaque em diferentes artigos pela sua alta quantidade de nitrato, mas não é a única! Muitos outros vegetais também contêm altos níveis de nitrato. Manter uma dieta alta em nitratos pode maximizar os benefícios, e para facilitar suas escolhas criamos uma lista comparativa da beterraba com outros vegetais que ajudarão você a ter uma melhor performance nos seus exercícios:

Rúcula: 2597 mg/kg

Espinafre: 2137 mg/kg

Alface: 1893 mg/kg

Rabanete: 1868 mg/kg

Beterraba: 1459 mg/kg

Couve: 1388 mg/kg

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