Atualizado em 3/dezembro, 2016
Como dessalgar bacalhau corretamente?
Você vai passar o natal com a família em sua casa, comprou aquela bela asa (este é o nome que se dá a peça de bacalhau) e agora não sabe como dessalgá-la! Calma, a Fitness Magazine Brasil está aqui para te dar uma ajuda!
Vamos começar explicando o que é um bacalhau! Sabe por que você nunca viu a cabeça de um bacalhau? Porque o bacalhau não é um peixe, mas vários! Para você entender, o bacalhau refere-se ao processo de retirada do sangue, secura e salga, que pode ser feito em quatro espécies de peixe que vivem em águas muito frias – Cod, Ling, Saithe, Zharbo – sendo que o Cod é o que resulta no melhor produto e, por consequência, mais caro. A cabeça, por sua vez, não tem mercado no Brasil, mas é uma iguaria para os noruegueses!
Então, você comprou aquela bela asa de bacalhau Cod, que pode ser do Porto (na verdade, a cidade do Porto não tem mais indústria pesqueira de Bacalhau há muitos anos, mas ainda prepara as asas a partir de peixes frescos) ou de qualquer outro lugar, e agora precisa retirar o sal!
Como dessalgar bacalhau corretamente?
- Cortar em postas.
- Colocar as postas na superfície de um vasilhame fundo com água gelada. Para fazer isto, você pode usar um escorredor de macarrão para que as postas fiquem mais próximas à superfície. Por que todo este trabalho? Simples! O sal ao sair do bacalhau vai se acumular no fundo do vasilhame, que deve estar distante do peixe!
- Se a temperatura ambiente estiver muito alta, o vasilhame deve ir para a geladeira ou para um refrigerador. Mas lembre-se que a peça de bacalhau nunca pode ser congelada.
- Trocar a água do bacalhau a cada oito horas por três vezes, de forma que o bacalhau fique neste processo por, no mínimo, 24 horas.
- Pegue a posta mais grossa, tire um pedaço de dentro dela e experimente (o bacalhau, como qualquer produto seco, pode ser consumido cru sem nenhum problema), caso ainda esteja salgado, você pode repetir o processo por mais 8 horas. Alternativamente, você pode colocá-lo em uma vasilha com leite fervendo e deixar repousar por mais 30 minutos.
O melhor momento para retirar a pele e as espinhas do bacalhau é com ele dessalgado, basta escaldá-lo com água quente. O processo fica bem mais fácil!
As receitas portuguesas, de um modo geral, não fervem o bacalhau. Assim, melhor fazê-lo em fogo brando.
Agora você já pode escolher a receita que mais lhe apetece e surpreender a família com seus dotes culinários! Divirta-se!
Muito legal a matéria, não sabia dos diferentes tipos de bacalhau, sempre achei que era o nome do mesmo peixe kkkkkkk