Cuide do seu corpo… E do Planeta!

Cuide do seu corpo… E do Planeta!

Cuide do seu corpo… E do Planeta!

Você já sabe que o mundo está passando por grandes mudanças climáticas! Mas, você sabe que pequenas atitudes individuais podem colaborar muito para que o ritmo destas mudanças diminua? Conheça algumas pequenas mudanças que podem ser feitas em sua casa e em suas atividades da vida diária, que podem ajudar a garantir um mundo melhor num futuro próximo além de contribuírem para uma vida mais saudável!

Atitudes simples para colaborar com a sustentabilidade

Diminuir o deslocamento de transporte individual é uma forma de começar a fazer esta mudança! Hoje existem aplicativos de carona e transporte coletivo que além de diminuir a sua despesa, também implicam em menor emissão de CO2 (o gás responsável pelo efeito estufa) na atmosfera. Outras opções para o deslocamento incluem andar mais a pé e utilizar as ciclovias que a cada dia ganham mais espaço nas grandes cidades. Esta atitude além de sustentável, também fará bem à sua saúde!

Está em um edifício? Sempre é possível subir um lance de escadas ou descer dois, seu corpo e a natureza agradecem! Se usar o elevador, sempre que possível, espere juntar mais usuários antes de apertar o seu andar de destino.

Está em casa? Separe o seu lixo pelo menos em orgânico e lixo seco. O lixo seco é formado principalmente por restos que são passíveis de reciclagem, como papéis, papelão, garrafas de vidro e pet. O lixo orgânico possui diferentes componentes, um não passível de tratamento de reciclagem ou reaproveitamento, como papel higiênico, papel toalha e absorventes. O outro, é formado por restos de comida diversos.

Algumas coisas interessantes podem ser feitas com estes “restos”

  • O óleo pode ser separado em garrafas de vidro ou pet (nunca jogados na pia ou no vaso sanitário) e direcionado para associações comunitárias que o utilizam para a fabricação de sabão e produtos de limpeza.
  • A borra do café é um excelente adubo, além de espantar formigas (basta coloca-la no trajeto que as formigas fazem).
  • Os restos de alimentos orgânicos, não oleosos, podem passar pelo processo de compostagem, gerando um excelente adubo. Existem composteiras que podem ser colocadas até mesmo em apartamentos pequenos, basta procurar por elas em sites e lojas especializadas.
  • Os restos de origem animal podem ser embalados separadamente antes de serem descartados.

O lixo digital, composto por baterias e aparelhos eletroeletrônicos obsoletos, deve ser encaminhado a locais específicos para que sejam desmontados, reciclados ou neutralizados.

Água! A reutilização de água pode ser feita de diversas formas! A água usada para lavar roupas pode ser usada para lavar o chão da área de serviço! A água com compostos orgânicos (resto de suco, por exemplo) já está tendo o seu potencial energético avaliado por cientistas brasileiros! Vamos ficar atentos para saber o que vem por aí…. Está construindo ou reformando o banheiro? A água do ralo da pia pode ser direcionada para encher a caixa acoplada da descarga!

Existem várias atitudes simples que você pode adotar para tornar o mundo mais sustentável! O melhor disso tudo é que várias destas atitudes também implicarão em um modo de vida mais saudável que lhe trará vários outros benefícios!

Deixe seu Comentário!

Você quer uma vida mais saudável?

NÓS TE AJUDAMOS!

EU QUERO!

Eu não quero...

Receba nossos artigos e dicas de saúde grátis!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER 

AGRADECEMOS POR ASSINAR!

JUNTOS POR UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!

UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!

Assine nossa newsletter e receba nossos artigos gratuitamente

GARANTIA: Seus dados estão seguros! Nunca enviaremos spam nem compartilharemos seus dados.