Como se recuperar dos excessos das festas de fim de ano!

Como se recuperar dos excessos das festas de fim de ano!

Como se recuperar dos excessos das festas de fim de ano!

O mês de dezembro marca um período de festas e confraternizações que só vão ter fim com a chegada do ano novo! Em todos estes eventos os excessos são cometidos de todas as formas, nenhuma dieta resiste!

Mas como se recuperar do excesso de comida e de bebida? Vamos a algumas dicas:

Como se recuperar da ressaca das festas?

A primeira coisa que você deve ter em mente é que não deve exceder! Mas como saber o que é o excesso? No caso de bebidas alcoólicas, fica fácil determinar!

O valor de 0,6 mg/dl de álcool é tido como razoável em qualquer pesquisa populacional. Ele equivale, para uma pessoa de 70 kg, à duas latas de cerveja, duas taças de vinho ou uma dose de bebida destilada.

Esta quantidade é metabolizada pelo seu corpo com facilidade de forma que após 8 horas você estará plenamente recuperado de qualquer efeito do álcool.

Por outro lado, a partir desta quantidade, o acumulo do álcool é exponencial, ou seja cada dose a mais implicará em um período cada vez maior para ser metabolizado. Assim uma bebedeira pode precisar de mais de 24 horas para ser metabolizada.

Um detalhe importante é que enquanto não for plenamente metabolizado, o álcool mantém metabólitos no sangue passíveis de serem identificados no bafômetro, ou seja você corre o risco de perder sua carteira de motorista por conta de um excesso de até dois dias passados!

Para evitar a ressaca em decorrência do álcool a chave é a hidratação! Para cada dose de álcool ingerida (uma lata de cerveja, uma taça de vinho ou uma dose de bebida destilada) beba um copo de água. Outras dicas importantes:

1) Comer antes de beber, em especial alimentos ricos em gorduras saudáveis, como o azeite, amêndoas, nozes, castanhas e peixes.

2) Não fumar.

3) Evite café e o excesso de sal e açúcar, eles aumentam a desidratação.

Já de ressaca?

1) Adote uma alimentação bem leve, rica em fibras e em vitaminas antioxidantes (A, E e K), como verduras, legumes, feijões, castanhas, amêndoas, nozes e alimentos integrais.

2) Medicamentos aliviam os sintomas, mas sobrecarregam ainda mais o fígado. Então não exagere!

3) Faça repouso para que seu corpo possa se desintoxicar.

Como se recuperar do excesso de cigarro das festas de fim de ano?

A nicotina está sempre em excesso, mas ela pode ter o seu metabolismo acelerado ou retardado de acordo com a forma como é consumida.

O álcool, por exemplo, acelera o metabolismo da nicotina, o que faz com que o fumante, para manter os níveis de nicotina que o satisfaz, fume mais enquanto bebe.

Ela também interage com os carreadores de gordura no sangue (triglicérides e colesterol), de forma que uma dieta gordurosa inibe o seu metabolismo, aumentando a quantidade de nicotina no sangue.

Como se recuperar dos excessos de comida das festas de fim de ano?

Quanto aos excessos de comida, a primeira dica é a básica: evite! Um fim de semana de excessos pode estragar até uma semana de dieta, rendendo até mesmo 2 kg de peso!

Uma vez cometido o excesso, você vai precisar de 4 a 6 dias para se recuperar. Basicamente vai precisar de uma dieta leve, sem alimentos industrializados, sem frituras, rica em fibras, proteínas e gorduras saudáveis e pobre em frituras, gorduras animais e doces.

Além disto, a hidratação também deve ser maximizada. A atividade física aeróbica de baixa intensidade também pode ser um recurso promotor de melhora.

Seguindo estas dicas, você poderá se recuperar de possíveis excessos cometidos durante as festas de fim de ano!

Deixe seu Comentário!

GOSTOU?

Assine nossa Newsletter e fique ligado nas melhores materias sobre Fitness!

Temos mais!

Bons Treinos!

GOSTOU?

Assine nossa Newsletter e fique ligado nas melhores materias sobre Fitness!

Temos mais!

Bons Treinos!