Como dessalgar bacalhau corretamente?

Como dessalgar bacalhau corretamente?

Como dessalgar bacalhau corretamente?

Você vai passar o natal com a família em sua casa, comprou aquela bela asa (este é o nome que se dá a peça de bacalhau) e agora não sabe como dessalgá-la! Calma, a Fitness Magazine Brasil está aqui para te dar uma ajuda!

Vamos começar explicando o que é um bacalhau! Sabe por que você nunca viu a cabeça de um bacalhau? Porque o bacalhau não é um peixe, mas vários! Para você entender, o bacalhau refere-se ao processo de retirada do sangue, secura e salga, que pode ser feito em quatro espécies de peixe que vivem em águas muito frias – Cod, Ling, Saithe, Zharbo – sendo que o Cod é o que resulta no melhor produto e, por consequência, mais caro. A cabeça, por sua vez, não tem mercado no Brasil, mas é uma iguaria para os noruegueses!

Então, você comprou aquela bela asa de bacalhau Cod, que pode ser do Porto (na verdade, a cidade do Porto não tem mais indústria pesqueira de Bacalhau há muitos anos, mas ainda prepara as asas a partir de peixes frescos) ou de qualquer outro lugar, e agora precisa retirar o sal!

Como dessalgar bacalhau corretamente?

  1. Cortar em postas.
  2. Colocar as postas na superfície de um vasilhame fundo com água gelada. Para fazer isto, você pode usar um escorredor de macarrão para que as postas fiquem mais próximas à superfície. Por que todo este trabalho? Simples! O sal ao sair do bacalhau vai se acumular no fundo do vasilhame, que deve estar distante do peixe!
  3. Se a temperatura ambiente estiver muito alta, o vasilhame deve ir para a geladeira ou para um refrigerador. Mas lembre-se que a peça de bacalhau nunca pode ser congelada.
  4. Trocar a água do bacalhau a cada oito horas por três vezes, de forma que o bacalhau fique neste processo por, no mínimo, 24 horas.
  5. Pegue a posta mais grossa, tire um pedaço de dentro dela e experimente (o bacalhau, como qualquer produto seco, pode ser consumido cru sem nenhum problema), caso ainda esteja salgado, você pode repetir o processo por mais 8 horas. Alternativamente, você pode colocá-lo em uma vasilha com leite fervendo e deixar repousar por mais 30 minutos.

O melhor momento para retirar a pele e as espinhas do bacalhau é com ele dessalgado, basta escaldá-lo com água quente. O processo fica bem mais fácil!

As receitas portuguesas, de um modo geral, não fervem o bacalhau. Assim, melhor fazê-lo em fogo brando.

Agora você já pode escolher a receita que mais lhe apetece e surpreender a família com seus dotes culinários! Divirta-se!

Deixe seu Comentário!

Você quer uma vida mais saudável?

NÓS TE AJUDAMOS!

EU QUERO!

Eu não quero...

Receba nossos artigos e dicas de saúde grátis!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER 

AGRADECEMOS POR ASSINAR!

JUNTOS POR UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!

GOSTOU?

Assine nossa Newsletter e fique ligado nas melhores materias sobre Fitness!

Temos mais!

Bons Treinos!