Dor na coluna? Pode ser Radiculopatia!

Dor na coluna? Pode ser Radiculopatia!

Dor na coluna? Pode ser Radiculopatia!

Existem vários sintomas associados à dor na coluna vertebral. Hoje vamos falar sobre a radiculopatia, que é um dos acometimentos mais comuns da coluna vertebral.

A radiculopatia é a dor que se origina na coluna e irradia na distribuição de uma raiz nervosa, seguindo seu dermátomo e causando fraqueza em seu miótomo.

Mas o que é dermátomo e miótomo?

O dermátomo é a distribuição sensitiva de uma raiz nervosa! Desta forma, dor em queimação que segue por uma faixa estreita que o paciente consegue descrever bem, seja no membro superior ou no inferior, normalmente acomete um dermátomo.

O miótomo é o conjunto de músculos que são inervados por uma mesma raiz nervosa. Assim, quando há acometimento de um miótomo, há perda de força de músculos específicos associados a ele.

Radiculopatia.

O início da radiculopatia é lento e gradual, conforme a raiz nervosa é comprimida. Na coluna cervical esta compressão está relacionada ao estreitamento do espaço entre as vértebras, normalmente associado a presença de osteófitos (popular bico de papagaio).

Na coluna lombar, a causa mais comum é a hérnia de disco. Outras possibilidades envolvem infecções vertebrais, câncer, lesões traumáticas e lesões crônicas de nervos.

Sintomas da radiculopatia.

Os sintomas começam com alterações de sensibilidade, normalmente dor, sensação de choque, queimação, dormência e formigamento. Posteriormente podem surgir sintomas motores, sendo o principal deles a perda de força muscular.

Tratamento da radiculopatia.

O tratamento para a radiculopatia envolve a descompressão da raiz nervosa acometida. Tal descompressão pode ser feita através de tratamento fisioterapêutico com exercícios, mobilizações e manipulações. Em casos mais graves e não reativos ao tratamento fisioterapêutico, pode haver necessidade de cirurgia.

Acompanhe os artigos da Fitness Magazine Brasil e aprenda tudo sobre a saúde da sua coluna vertebral!

Deixe seu Comentário!

Você quer uma vida mais saudável?

NÓS TE AJUDAMOS!

EU QUERO!

Eu não quero...

Receba nossos artigos e dicas de saúde grátis!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER 

AGRADECEMOS POR ASSINAR!

JUNTOS POR UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!

Você Ganhou!

Acesso Premium aos nossos artigos.
Saúde, Cuidados e Beleza para você do jeito certo!

Parabéns, você assinou nossa newsletter!