O que acontece com a nossa pele quando malhamos?
Você terminou de fazer a sua corrida, a face está ruborizada, o suor escorre! Será que este aumento da circulação sanguínea e a sudorese são benéficas para a pele?
Com o intuito de responder a esta pergunta, a Fitness Magazine Brasil buscou as pesquisas mais recentes sobre o efeito da atividade física sobre a pele, acompanhe!
A pele é o maior órgão do corpo humano, sua função principal é de proteção, isolando os órgãos internos do ambiente que nos cerca. Mas ela também tem outras funções, como a termorregulação e o metabolismo.
Alterações na pele decorrentes da atividade física.
A primeira alteração na pele muito evidente após a atividade física é a vermelhidão. Este rubor acontece por causa da vasodilatação das artérias que ocorre em resposta à maior demanda por nutrientes e oxigênio dos músculos durante a atividade física.
O suor é decorrente do processo de termorregulação e visa a manutenção da temperatura corporal dentro de padrões fisiológicos.
Rosácea e exercícios físicos.
Normalmente o rubor não é um problema de saúde, mas as pessoas que tem tendência a desenvolver rosácea (reação inflamatória da pele) podem apresentá-la após a atividade física.
Para prevenir basta passar uma toalha embebida em água gelada no rosto durante o seu exercício.
Eczema, psoríase e acne.
Condições crônicas da pele como a eczema (tipo de alergia da pele), psoríase (doença cutânea de origem Hereditária) e a acne (inflamação das glândulas sebáceas e folículos pilossebáceos levando ao surgimento de cravos e espinhas) podem ser minimizadas pelo aumento da circulação do sangue durante a atividade física.
Além disto, o suor ajuda na limpeza da pele, removendo sujeira de dentro dos poros, diminuindo a possibilidade principalmente da acne.
Atenção! O uso de roupas com tecidos sintéticos durante a atividade física pode ajudar no surgimento destes problemas, uma vez que elas retêm o suor, então opte por roupas de tecidos naturais, como o algodão.
Envelhecimento da pele.
Este é o ponto mais complicado e controverso! Atividades físicas de baixa intensidade aumentam o fluxo sanguíneo em um patamar que ajuda na regeneração das células e do colágeno da pele.
Por outro lado, atividades físicas extenuantes por longos períodos aumentam a produção de radicais livres, o que pode aumentar a perda de estruturas de sustentação e perdas celulares da pele, levando ao envelhecimento.
Mas se a sua dieta é rica em substâncias antioxidantes, como as vitaminas, o envelhecimento da pele também será retardado!
Vale a pena verificar junto ao seu nutricionista se a sua dieta o qualifica a treinamentos de alta intensidade e longa duração.
A atividade física associada ao vestuário correto e a uma alimentação saudável só traz benefícios para a sua pele!
Aproveite o seu treino para também cuidar do maior órgão do seu corpo: sua pele!
Eu tomo banho antes e depois do treino para cuidar da minha pele