5 treinos indispensáveis para pessoas acima de 40 anos!

5 treinos indispensáveis para pessoas acima de 40 anos!

Todos vamos envelhecer, isto é um fato! Nenhum alimento ou exercício pode evitar esse processo natural humano. Mas há muitos estudos que confirmam que algumas atividades físicas podem melhorar significativamente nossa saúde, especialmente depois dos 40!

Alguns exercícios podem combater e limitar o avanço de certas doenças crônicas. Se você está perto dos 40, se já passou ou se conhece alguém com essa idade, preste atenção à estas doenças e algumas atividades físicas para combatê-las:

Treino para prevenir doenças cardíacas

Treino de exercícios cardiovasculares 3-4 vezes por semana

Treino para prevenir doenças cardíacas

Existem provas de que as doenças do coração aparecem com maior frequência em pessoas acima de 40 anos. Exercícios cardiovasculares como correr, nadar, andar de bicicleta ou dançar ajudam na saúde do coração. Mas para obter o máximo proveito destes exercícios você precisa se exercitar a pelo menos 80% da sua frequência cardíaca máxima por pelo menos 30 minutos 3-4 vezes por semana.

Então, se você não está dando o seu melhor no treino de cardio, é hora de mudar e dar o seu máximo!

Treino para afastar a osteoporose

Treino de atividades de alto impacto 1-2 vezes por semana

Treino de exercícios para afastar a osteoporose

Segundo a National Osteoposis Foundation, estima-se que 1 em cada 2 mulheres acima de 50 anos sofrerá alguma fratura por causa da osteoporose. Assustador, não é?

Como você pode imaginar, uma dieta rica em cálcio é indispensável para ossos saudáveis. Porém, incluir atividades físicas de alto impacto, por incrível que pareça ajudará a construir um sistema ósseo forte e resistente.

Quais atividades de alto impacto podem fazer parte da sua rotina? Uma partida de tênis, futebol ou até aulas de dança podem ser uma boa opção!

Treino para combater a artrite

Treino de força 2-3 vezes por semana

Treino para combater a artrite

O risco de desenvolver atrite aumenta com a idade. Mas dor crônica nas articulações pode aparecer em qualquer idade, principalmente naquelas pessoas acima do peso ou que já sofreram algum tipo de lesão.

Dito tudo isso, nunca será cedo para cuidar das suas articulações. Treinos de força devem fazer parte das suas atividades físicas.

Veja aqui a diferença entre ser forte e musculoso

Treino para combater a depressão

Praticar yoga 1 vez por semana

Treino de yoga para combater a depressão

Mulheres acima de 45 anos têm maior risco de sofrer com depressão, segundo o John Hopkins Medicine.

Embora toda atividade física ajude a liberar serotonina, a pratica de yoga é particularmente benéfica para combater o estresse, ansiedade e depressão, assim como ajuda a manter o bom humor.

Veja aqui os primeiros passos para praticar yoga!

Treino para combater a dor nas costas

Prancha por 90 segundos 3 vezes por semana

Treino para combater a dor nas costas

A maioria das pessoas começa a sofrer com algum tipo de dor nas costas entre os 30-40 anos. Dor nas costas fica ainda mais comum e frequente depois dos 40!

Fortalecer seu core (grupo de músculos que inclui abdômen, flexores de quadril, glúteos e paravertebrais) pode ajudar a afastar a dor nas suas costas. A prancha é um ótimo exercício porque ativa praticamente todos os músculos do seu core. Fortalecer seu core é fundamental para sustentar da coluna vertebral e garantir uma boa postura.

90 segundos pode parecer uma eternidade segurando uma prancha. O ideal é você progredir e começar com intervalos de pelo menos 30 segundos cada.

A idade e seus desafios na saúde podem ser minimizados com os cuidados certos. Uma boa rotina de atividades físicas faz parte deles!

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