As carnes adulteradas e sua saúde!

As carnes adulteradas e sua saúde!

As carnes adulteradas e sua saúde!

Você ainda deve estar escandalizado com os atuais eventos envolvendo a agroindústria de carnes!

Mas até que ponto que este evento realmente influencia em sua saúde? Será que os alimentos que foram adulterados fazem parte da sua rotina alimentar? Será que eles eram opções viáveis para uma alimentação saudável? Acompanhe neste artigo da Fitness Magazine Brasil.

Operação Carne Fraca

Inicialmente é importante entender que até o momento foram autuados 21 frigoríficos em um universo de quase 5000 frigoríficos, o que indica que as práticas de adulteração ocorreram em um percentual pequeno de unidades produtoras.

Tais unidades operavam principalmente na produção de embutidos, como salsichas, linguiças, hambúrguer e nuggets.

Os cortes de carne bovina, suína e de aves, que usualmente são os mais consumidos pelas famílias brasileiras, não foram afetados e nem estão sob investigação!

Operação Carne Fraca

Operação Carne Fraca

Qual é a composição dos embutidos?

Quanto aos embutidos, todos eles possuem em sua composição grandes quantidades de químicos, responsáveis tanto pelo seu tempero quanto pela sua conservação.

Além destes corantes, conservantes e estabilizantes você deve ter reparado na etiqueta de composição o termo “carne mecanicamente separada de aves”, que nada mais é que uma mistura de tudo o que sobra da carcaça de uma ave após a retirada dos cortes nobres (peito, asas, coxa, sobrecoxa…), incluindo as vísceras.

Será que todos estes produtos já não deveriam ter o seu consumo restrito independente da possibilidade de contaminação?

Vários destes produtos embutidos você mesmo pode fazer em casa a partir de carne in natura que, como indicaram as investigações, não sofreram adulterações.

Ácido ascórbico usado nas carnes

Houve muita discussão sobre a contaminação por ácido ascórbico. Este importante produto químico é muito utilizado para a conservação de alimentos devido a sua ação antioxidante.

Mas você sabe o que é ácido ascórbico?

Trata-se da Vitamina C! Esta Vitamina, que já foi alvo de artigo da Fitness Magazine Brasil, é importante para o combate aos radicais livres no nosso corpo, sendo vital para a saúde celular.

O objeto de investigação da operação Carne Fraca não é o ácido ascórbico em si, mas sim a sua utilização de forma indevida para disfarçar produtos vencidos.

Aproveite este momento de reflexão para repensar seus hábitos de consumo de carne!

Dê preferência para as carnes in natura e aprenda a fazer seus próprios embutidos, sua saúde agradece!

Deixe seu Comentário!