Fadiga mental, estresse e desempenho físico.
Você já viu na Fitness Magazine Brasil o que é fadiga e quais os mecanismos associados à fadiga física. Hoje vamos falar sobre a fadiga mental! Acompanhe neste artigo!
A fadiga mental é uma diminuição reversível na capacidade de desempenho mental de uma pessoa. Ela é muito comum no ambiente de trabalho, em decorrência da resposta do nosso corpo aos três tipos de estresse relacionados ao trabalho:
Estresse físico
O estresse físico decorre da relação do nosso corpo com o trabalho. Trabalhos braçais tendem a gerar maior estresse físico.
Estresse psíquico
Está relacionado principalmente às relações estabelecidas entre a pessoa e o seu trabalho, entre a pessoa e o seu ambiente e às relações interpessoais, tanto no local de trabalho quanto no ambiente familiar e de lazer.
Estresse cognitivo
Está relacionado ao nível de informações e de atenção que são necessários para a execução de um trabalho.
Uma função ou atividade pode gerar mais de um tipo de estresse. Da mesma forma, o estresse origem psíquica ou cognitiva pode implicar em comprometimento físico, principalmente por ampliar a dor de origem física.
A fadiga mental pode gerar fadiga física!
É por causa disto que pessoas que realizam atividades laborais muito estressantes podem ter uma maior dificuldade para apresentar bons resultados em atividades físicas!
Cuidado com o estresse!
O controle dos elementos causadores de estresse é de grande importância para que você mantenha sua saúde mental e física.
Então, caso você apresente algum dos sinais de fadiga mental como sono diurno e insônia, dor de cabeça, pescoço e ombros, apatia e falta de interesse o seu corpo está sinalizando que é hora de você diminuir o seu ritmo, antes que seja tarde!
Colaborou neste artigo o Prof. Dr. Renato Coelho da Nomus Consultoria
Direto ao ponto!!