7 caminhos para aumentar a imunidade

7 caminhos para aumentar a imunidade

Atualizado em 24/setembro, 2016

7 caminhos para aumentar a imunidade

As doenças estão sempre nos perseguindo! E nosso escudo mais efetivo para manter qualquer tipo de doença longe de nosso corpo é nossa imunidade! O sistema imunológico é a defesa primária do nosso corpo contra bactérias, vírus e outros micro-organismos, ele atua literalmente como uma muralha que nos protege contra esses agentes patogênicos prejudiciais.

É importante saber que nosso sistema imunológico não é imbatível, existem fatores como estresse, estilo de vida pouco saudável, alimentação, entre outros, que podem fazer com que nossa imunidade fique debilitada.

Para evitar as visitas ao hospital, a Fitness Magazine Brasil listou 7 maneiras para você aumentar a imunidade:

1) Tire um tempo PARA VOCÊ

Estudos têm demonstrado que o estresse diminui a resposta do sistema imunológico, deixando nosso corpo vulnerável a infecções e doenças. A “conexão mente e corpo” é mais forte do que você imagina! Os momentos de estresse estão ligados sim a aquela gripe que chegou depois de uma longa jornada de trabalho ou no final da semana de provas.

Aprender a administrar o estresse das atividades cotidianas e relaxar são importantes. A forma como cada pessoa relaxa com certeza é variável. Atividades como gastar um tempo no futebol, na cozinha, ir ao spa ou simplesmente se deitar na rede são fundamentais. Seu corpo e mente precisam de uma pausa!

2) Uma dose regular de sol

Um pouco de sol regularmente mantem a depressão longe de nós, também nos ajuda na produção de vitamina D! Um pouco de luz natural cuida da nossa pele, da nossa mente e fortalece nosso sistema imunológico!

Limite a exposição ao sol às primeiras horas do dia. Não use protetor solar durante esse período para poder obter os benefícios do sol: Aumento de serotonina e vitamina D. Mas tenha cuidado, a exposição excessiva por outro lado pode ser prejudicial para sua pele, os raios UV estão relacionados ao câncer de pele, nesse caso, use sim protetor solar!

3) Saia do Sofá e faça uma caminhada!

Andar no mínimo por 10 minutos contínuos ativa a circulação sanguínea, isso faz com que as células brancas se locomovam mais rápido, o que permite que detectem invasores no nosso sangue mais rápido que o habitual. Caminhando, nossa temperatura corporal também aumenta, e a temperatura corporal elevada imita os efeitos da febre, como resultado o sistema imunológico se prepara e no futuro irá combater as infecções de maneira mais eficaz.

4) Dormir Bem

Quando alguém dizer: “Durma o suficiente ou você vai ficar doente”, acredite na frase. O sistema imunológico produz anticorpos e citocinas quando dormimos. Estas são defesas naturais do nosso organismo contra as infecções. A falta de sono também pode estar relacionada ao atraso da recuperação de esforços físicos, aumento do peso e certas doenças.

5) Use Especiarias

Alho, gengibre, pimentas, orégano, entre outros, não só adicionam sabor às refeições, também fortalecem o sistema imunológico! Incorpore especiarias naturais (evite usar temperos artificiais e com alto teor de sódio) nos alimentos, eles ficarão mais gostosos, e sua saúde irá melhorar.

6) Tenha vida social e mantenha sua família por perto

Algumas pessoas acreditam que se isolar é a melhor maneira de não ficar doente, até certo ponto faz sentido, você não quer pegar um vírus de uma pessoa doente. Mas a verdade é que precisamos sim entrar em contato com as pessoas, seu sistema imunológico precisa se expor ao cotidiano, é como um treinamento, ele aprende a ficar forte! Então esqueça que ficar em casa é o melhor caminho para não pegar aquela gripe de inverno. Pode chamar os amigos e a família para passarem bons momentos juntos ou até ir para aquela festa que foi.

7) Tome seu café da manhã SEMPRE!

Uma dieta saudável sempre será o melhor remédio e a melhor maneira de ter imunidade forte, isso significa que devemos comer alimentos balanceados e nutritivos. Com isso em mente, sua primeira refeição do dia deve ser completa, nossos nutricionistas concordam que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, ela não só fornecerá a energia para iniciar o dia, como também impulsionará o sistema imunológico!

Gostou? Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos!

Está procurando um treino para fazer em qualquer lugar? Conheça nosso treino Bodyweight HIIT

Deixe seu Comentário!