Aaai meus joelhos! Saiba como evitar dor e lesões.

Aaai meus joelhos! Saiba como evitar dor e lesões.

Aaai meus joelhos! Saiba como evitar dor e lesões.

Quais são as principais lesões dos joelhos? Como preveni-las? Como trata-las? A Fitness Magazine Brasil tem todas as resposta para você!

O joelho é um complexo articular que envolve quatro ossos e três articulações. Devido a sua complexidade, o joelho, juntamente com a coluna vertebral, é o principal foco de dor e lesões tanto em pessoas ativas quanto em sedentários.

Existem dois tipos de lesões que podem afetar os joelhos: lesões agudas e lesões crônicas. As agudas são decorrentes de traumas e entorses, os exemplos mais comuns são as lesões de ligamentos e meniscos e as fraturas. As crônicas, por sua vez, surgem como resultado de atividades contínuas ao longo do tempo sem o devido período de recuperação.

Prevenção de lesões e cuidados com os seus joelhos

Saiba como evitar dor e lesões nos joelhos

A prevenção das lesões agudas é mais complicada, uma vez que elas são causadas por fenômenos inesperados. No entanto, há fortes indícios de que um joelho com boa força muscular e que tenha uma boa flexibilidade, principalmente da musculatura posterior de coxa e perna, é menos propenso a entorses.

As lesões crônicas por outro lado, são totalmente passíveis de prevenção! A Sídrome Patelo-Femoral (SPF), mais conhecida como “dor anterior do joelho” pode ser prevenida através de exercícios de fortalecimento e alongamento da musculatura das coxas. Além disso, atividades físicas que promovem o equilíbrio muscular, como Yoga e Tai Chi Chuan, também apresentam bons resultados para a prevenção da SPF.

A prevenção da Osteoartrose (OA) de joelho envolve a boa saúde articular e muscular. Assim, além dos exercícios e atividades indicados para a prevenção da SPF, é importante o controle do peso, mantendo o índice de massa corporal (IMC) em valor menor que 25.

Além dos exercícios indicados, para alguns casos, pode haver indicação de protetores articulares, como joelheiras e tapes, e de palmilhas biomecânicas, que têm o objetivo de adequar o piso ao padrão de marcha do usuário.

O tratamento da OA envolve as mesmas atividades e cuidados indicados para a prevenção. Além disso, durante o fortalecimento muscular, pode ser necessário a execução de exercícios em angulações de segurança, diminuição da flexão de joelho durante os exercícios de cadeia fechada (agachamentos e leg press) e diminuição da extensão de joelho durante os exercícios em cadeia aberta (mesa e banco flexor e banco extensor de joelho).

Converse com o seu treinador sobre como fazer estas atividades caso você apresente algum tipo de dor ou lesão prévia no joelho e, caso ela persista, procure um Médico Ortopedista ou Fisioterapeuta. Cuide bem dos seus joelhos e detone nos seus treinos!

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