Mitos sobre hábitos saudáveis!

Mitos sobre hábitos saudáveis!

Mitos sobre hábitos saudáveis!

A Fitness Magazine Brasil andou desmistificando alguns hábitos alimentares que pareciam ser saudáveis! Mas nem só de pão vive o homem e muito menos a ciência!

Existem outros hábitos que envolvem a postura ao trabalhar, conceitos de saúde, uso de produtos para limpeza e higiene que também não são tão saudáveis quanto parecem.

Trabalhar em pé em mesa alta é mais saudável?

Trabalhar assentado por longos períodos não é saudável então vamos fazer uma mesa mais alta que nos permita trabalhar em pé! Certo?

Errado! Ficar longas horas assentado prejudica a coluna, a circulação sanguínea e aumenta o risco de morte. Ficar longas horas em pé também!

Então o ideal é que você fique alternando a postura, que evite ficar estático e que se movimente sempre que possível, mesmo no trabalho.

Posso utilizar o índice de massa corporal (IMC) como único parâmetro de saúde?

O IMC é uma relação entre o seu peso e a sua altura. Trata-se de um importante método para avaliar se o seu peso é compatível com a sua estatura.

Por outro lado, ele não avalia a quantidade de gordura que está presente em seu corpo. Ele também não inclui a medição da circunferência abdominal, que é uma importante medida para a avaliação do risco cardíaco.

Usar álcool em gel protege contra todas as doenças?

Desde que começaram os casos de gripe suína estes produtos ficaram na moda. O interessante é que não há nada que prove que eles são mais eficazes do que lavar as mãos, mesmo porque ele não mata mais vírus que água e sabão.

Então o álcool em gel será muito útil caso você não tenha onde lavar suas mãos!

O produto que realmente tem a capacidade de matar a maior parte dos vírus é o álcool 70, cujo uso é restrito a serviços de saúde e laboratórios.

Bicicleta horizontal é melhor que bicicleta vertical?

Várias academias de ginástica oferecem a opção das bicicletas horizontais, com o argumento de que elas são mais seguras que as verticais. A verdade é que, salvo o caso de lesões prévias de coluna ou em alguma articulação dos membros inferiores, a horizontal não apresenta nenhuma vantagem em relação a vertical induzindo, inclusive, um menor gasto calórico por tempo pedalado.

Evitar o micro-ondas é mais saudável?

Este é o eletrodoméstico campeão de lendas associadas. O micro-ondas funciona aumentando a vibração das moléculas do produto que se encontra dentro dele, este aumento de vibração causa o aquecimento.

Vários nutrientes são degradados quando aquecidos, mas isto é válido para o aquecimento realizado com fogo, com água quente ou com micro-ondas…

No entanto o tempo do alimento para o aquecimento no micro-ondas é menor que por outros meios sendo assim a desnaturação dos nutrientes será menor!

Existem vários hábitos passíveis de serem confirmados ou refutados pela ciência. Para saber do que interessa à sua saúde, acompanhe as publicações da Fitness Magazine Brasil, estaremos sempre tentando trazer as informações mais atualizadas!

Deixe seu Comentário!