Kinesio tape ou Dynamic tape?

Kinesio tape ou Dynamic tape?

Kinesio tape ou Dynamic tape?

Você já deve ter visto em competições esportivas, ou mesmo em sua academia, vários atletas e trainees usando umas faixas coloridas coladas sobre a pele.

Estas fitas são utilizadas para bandagens, e podem ser tanto do tipo kinesio tape quanto do tipo dynamic tape.

Não sabe a diferença? Acompanhe neste artigo da Fitness Magazine Brasil.

Uso de bandagem esportivas

Bandagem esportiva

Bandagem esportiva

As bandagens funcionais são órteses feitas com faixas adesivas, com o intuito de dar um estímulo tátil, restringir movimentos potencialmente lesivos ou aumentar a eficiência de gestos esportivos.

Não entendeu? Então vamos aos conceitos.

Órteses é qualquer aparelho ortopédico externo usado para imobilizar ou auxiliar os movimentos dos membros ou da coluna vertebral.

Quando o indivíduo tem alguma insuficiência muscular, seja de flexibilidade ou de força ou mesmo decorrente de uma lesão, a bandagem pode ser usada para auxiliar na recuperação da função muscular.

Da mesma forma, se ele apresenta uma lesão articular, esta bandagem também pode ser utilizada para a proteção ou a manutenção da amplitude de movimento fisiológica desta articulação.

Assim, os estímulos táteis agem como uma informação para o cérebro de que a bandagem está lá para ajudar num gesto esportivo ou para prevenir um movimento errado.

Qual é a função e o que diferencia a kinesio tape da dynamic tape?

A kinesio tape possui elasticidade longitudinal, mas não transversal. Ela é indicada quando há necessidade de se proteger uma articulação ou músculo. Sendo, portanto, uma órtese que restringe o movimento.

A dynamic tape é uma órtese que potencializa a execução de um gesto, permitindo uma melhor dinâmica muscular e articular. Para isto, ela possui elasticidade em todos os sentidos.

Se você está com alguma lesão recente ou pretende melhorar a execução de um movimento, converse com um Fisioterapeuta de confiança que tenha a habilidade para o uso correto destas bandagens.

Você poderá perceber que elas, usadas corretamente, irão potencializar os resultados do seu treino ou de sua reabilitação!

Deixe seu Comentário!