Alimentos que nutrem e rejuvenescem sua pele!

Alimentos que nutrem e rejuvenescem sua pele!

Atualizado em 28/maio, 2018

Alimentos que nutrem e rejuvenescem sua pele!

“Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”

Esta frase, atribuída ao “Pai da Medicina”, Hipócrates, mostra que a importância do estudo das propriedades medicinais dos alimentos para prevenção e tratamento de doenças é feito desde a Antiguidade.

Neste artigo, a Fitness Magazine Brasil apresenta as propriedades medicinais de alguns alimentos para nutrir sua pele. Confira!

Transforme sua cozinha em um SPA!

Alimento que nutrem e rejuvenescem sua pele 2

O mel

É utilizado para a confecção de vários tipos de máscaras faciais usadas em tratamentos de pele e estéticos. Mas, por que este uso? Pesquisas realizadas com células da pele indicam que o mel, independentemente de sua origem, por florada ou por espécie de abelha, possui atividade microbiana contra a maioria dos agentes que podem causar danos a elas.

Além disso, pesquisas também relatam propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e cicatrizantes do mel, de forma que há consenso de que ele possui resultado positivo para o combate de bactérias presentes na pele e para o fechamento de feridas e queimaduras.

O uso de máscaras faciais feitas a base de mel é benéfico para a saúde da pele, principalmente se você tiver histórico de alguma ferida ou queimadura.

O óleo de coco

Está sendo objeto de diversos estudos, quase todos eles associados a seu efeito antioxidante e no metabolismo de gorduras. Na pele, tem sido relatado seu efeito sobre o tratamento de feridas, infecções e de reações alérgicas decorrentes de picadas de insetos. Além disto, há evidência de que ele possui efeito repelente sobre o Aedes Aegypt (mosquito da dengue), embora este efeito não seja tão forte quanto ao do óleo de citronela.

A máscara de óleo de coco pode ser feita apenas com ele, ou associada a outros alimentos, como o mel e a aveia.

O pepino

É tradicionalmente usado sobre os olhos quando o rosto está com uma máscara facial aplicada. Mas qual é o seu efeito? O pepino é rico em água, vitamina C, ácido cafeico e minerais, sendo por isto, amplamente utilizado como componente de produtos dermatológicos e estéticos.

Os efeitos do pepino incluem reduzir o extrato cutâneo da pele, favorecendo a absorção de nutrientes, suavizando a pele, diminuindo edemas subcutâneos e atuando como protetor solar. Auxilia no tratamento de rugas e verrugas, de queimaduras causadas por exposição ao sol, além de atividade antiacne.

O pepino pode ser utilizado em fatias, sobre os olhos, ou como máscara facial, feita a partir de sua polpa macerada.

A aveia

Também é amplamente utilizada em tratamentos dermatológicos, no entanto, não como componente de máscaras, mas como esfoliante. Por outro lado, cremes feitos com base de aveia apresentam efeitos positivos para a reidratação de pele.

Para fazer estes cremes, é utilizada a aveia em seu estado coloidal (como se fosse uma cola), que você pode fazer em casa. Basta cozinhar a aveia em flocos até que a água utilizada engrosse, se quiser evitar o efeito esfoliante, basta coar a água.

Todas estas máscaras, ou mesmo a aveia como esfoliante, devem ser aplicadas em movimentos circulares e mantidas sobre a face por pelo menos, 15 minutos. Aproveite nossas dicas e obtenha todos os benefícios destes alimentos para deixar a pele do seu rosto sempre linda e radiante!

Deixe seu Comentário!