Atividades físicas para hipertensos!

Atividades físicas para hipertensos!

Atividades físicas para hipertensos!

Um em cada três brasileiros adultos tem algum grau de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS)!

Se você é um deles, já deve ter ouvido o seu Médico falar da importância do exercício físico para o controle da pressão arterial! No entanto, algumas atividades físicas estão relacionadas ao aumento da pressão arterial!

Quais são as atividades físicas seguras para uma pessoa com hipertensão (HAS)?

A hipertensão é uma doença crônica que se caracteriza pelo aumento da pressão sanguínea sobre as artérias. Este aumento da pressão sobrecarrega o coração e, ao mesmo tempo, aumenta a possibilidade de rompimentos de artérias e de formação de aneurismas.

As causas da hipertensão envolvem um conjunto de fatores, tais como tendência genética, alimentação, excesso de peso, fumo e sedentarismo. Assim, um dos seus tratamentos requer a prática regular de atividades físicas!

Melhores atividades relacionadas a diminuição da pressão arterial

De um modo geral qualquer atividade física causa um aumento da pressão arterial! Em pessoas com hipertensão, esta resposta pode ser exagerada.

Na contra mão desta informação, um estudo recente indicou que este fato diminui a probabilidade de infarto cardíaco em pacientes com hipertensão, associada ou não a doença coronariana, independentemente do tipo de exercício que o paciente execute!

Recentemente havia uma indicação de que apenas os exercícios aeróbicos eram indicados, uma vez que eles aumentavam mais a frequência cardíaca do que a pressão arterial.

Exercícios com peso para pessoas hipertensas

A evolução das pesquisas indicou que pessoas com hipertensão leve (inferior a 140/90 mmHg) podem praticar exercícios com peso, uma vez que, embora eles aumentem mais a pressão arterial, aumentam pouco a frequência cardíaca, não aumentando tanto o trabalho do coração.

Os exercícios com peso indicados envolvem maiores quantidades de repetições e cargas mais leves.

O exercício com peso sustentado (isométrico) ainda é muito controverso, por aumentar muito a pressão arterial. No entanto, alguns trabalhos têm indicado que ele pode ser executado em membros superiores e inferiores, desde que a carga seja muito baixa!

Assim, tudo indica que qualquer exercício pode ser executado por pessoas com hipertensão, desde que sejam respeitados os parâmetros para a atividade.

Tipos de hipertensão e exercícios físicos

Caso sua hipertensão seja considerada moderada (acima de 140/90 mmHg) você deve buscar o recondicionamento físico sob a supervisão de um Fisioterapeuta, que deve atuar em conjunto com o seu cardiologista.

Caso seja uma hipertensão leve, converse com o seu Médico e Profissional de Educação Física de confiança.

É Importante frisar que valores de pressão arterial acima de 160/95 mmHg contraindicam a atividade física, havendo necessidade de avaliação cardiológica e, eventualmente, medicação específica.

Caso você tenha hipertensão procure o seu Cardiologista para saber em qual tipo de treinamento físico você se encaixa!

Deixe seu Comentário!

Você quer uma vida mais saudável?

NÓS TE AJUDAMOS!

EU QUERO!

Eu não quero...

Receba nossos artigos e dicas de saúde grátis!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER 

AGRADECEMOS POR ASSINAR!

JUNTOS POR UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!

UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!

Assine nossa newsletter e receba nossos artigos gratuitamente

GARANTIA: Seus dados estão seguros! Nunca enviaremos spam nem compartilharemos seus dados.