Cuide do seu corpo… E dos seus cabelos!

Cuide do seu corpo… E dos seus cabelos!

Cuide do seu corpo… E dos seus cabelos!

Cuidar do corpo é muito importante, melhora sua saúde física e mental, ajuda na sua autoestima e até na sua vida profissional! E se cuidamos do nosso corpo por dentro, também vamos cuidar dele por fora!

Os cuidados com os cabelos podem ser muito complexos e por isso vamos listar todos os detalhes para que você possa cuidar deles corretamente!

Começaremos pelo hábito de lavar o cabelo!

O ideal é duas vezes por semana com água fria ou morna, caso o calor esteja muito excessivo, recomenda-se que não passe de uma lavagem a cada dois dias. A importância deste intervalo está na manutenção dos óleos naturais presentes nos fios que impedem que eles fiquem secos.

Além disto é importante que você verifique a qualidade do shampoo que está usando. O ideal é que ele não tenha sal, sulfatos ou parabenos  pois estes produtos agridem os fios.

Também é necessário o cuidado com a escolha do shampoo de acordo com o seu tipo de cabelo: cabelos cacheados necessitam de produtos específicos; os lisos e oleosos precisam de ser lavados com mais frequência, exigindo produtos adequados a esta finalidade; os tratados quimicamente precisam de shampoo enriquecido em aminoácidos; os secos precisam de produtos ricos em glicerina e colágeno.

O condicionador deve ser usado em todas as lavagens e também precisa ser adequado ao seu tipo de cabelo. Cabelos finos devem ser condicionados com produtos com óleos botânicos, da metade do seu comprimento até o final, deixando o produto por cerca de um minuto. Cabelos grossos precisam de condicionadores com hidratantes naturais, aplicados em todo o comprimento dos fios e mantidos por 2 a 3 minutos antes do enxague.

Um cuidado que se deve tomar, válido para qualquer produto capilar, é com a quantidade de proteínas que ele possui. O excesso pode levar o cabelo a ficar ressecado e quebradiço!

Para secar o ideal é que seja naturalmente. O secador não deve ser usado mais que uma vez por semana e na temperatura mais baixa. A toalha que você utilizar para enrolar a cabeça deve ser preferencialmente de algodão puro, uma alternativa é usar uma camiseta de malha, também 100% algodão. Caso lave o cabelo antes de dormir é melhor fazer um coque e deixa-lo secar naturalmente no dia seguinte.

Além da lavagem, existem alguns cuidados que envolvem uma frequência menor:

Duas vezes por mês recomenda-se a hidratação com uma mistura de óleos (como amêndoa, rícino, azeite, coco e lavanda, em partes iguais) a ser mantida por quatro horas antes da lavagem.

Uma vez lavado, seco e hidratado é hora dos cuidados ao pentear! O cabelo molhado só pode ser desembaraçado com um pente de dentes largos.

Você pode escovar com o cabelo seco mas não muito, uma vez que este procedimento estimula o crescimento, porém em excesso leva a formação de pontas duplas.

A produção do cabelo também deve se restringir a ocasiões especiais, uma vez que tintura, frisagem, alisamento, permanente e outros processos implicam em danos aos fios. Esta dica também é válida para prender o cabelo.

A cada 6 ou 8 semanas, o cabelo deve ser aparado. Por outro lado, o corte das pontas duplas a 0,5 cm do ponto de divisão pode ser feito com uma frequência semanal.

Nenhum destes cuidados surtirá efeito se você não tiver um estilo de vida saudável. A boa alimentação e o combate ao estresse são fundamentais para a saúde dos fios e para evitar a perda de cabelo!

Deixe seu Comentário!

UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!

Assine nossa newsletter e receba nossos artigos gratuitamente

GARANTIA: Seus dados estão seguros! Nunca enviaremos spam nem compartilharemos seus dados.