O Esporte como Atividade Física: Vôlei

O Esporte como Atividade Física: Vôlei

Atualizado em 22/maio, 2019

O Esporte como Atividade Física: Vôlei

Você sabia que o Vôlei, é um dos esportes mais praticados no Brasil? Além disso ele também é uma ótima atividade física! A Fitness Magazine Brasil vai te mostrar as vantagens da prática do vôlei para seu corpo e mente, você vai se surpreender!

Ao contrário do que acontece no futebol, a posição de cada jogador na quadra não influencia tanto na melhora das aptidões físicas dos praticantes. Por outro lado, o piso em que o esporte é praticado, quadra ou areia, apresenta influencia no equilíbrio e na propriocepção (capacidade do corpo se ajustar ao ambiente durante o deslocamento) do praticante. Esta maior necessidade de equilíbrio e propriocepção no piso irregular proporcionado pela areia, inclusive é relacionada com a melhora da habilidade para a tomada de decisão de jogadores de vôlei de praia quando estes se encontram em posição defensiva.

Os benefícios do vôlei para seus praticantes

Uma curiosidade que envolve tanto o vôlei quanto o basquete, é que eles não aumentam a taxa de crescimento de crianças, uma vez que ela é definida geneticamente. O que ocorre é que indivíduos mais altos apresentam melhor performance em sua prática e, por isto acabam optando por ele como esporte!

Por outro lado, estes dois esportes, com resultados mais relevantes para o vôlei, favorecem a atividade osteogênica, que é a responsável pela fixação do cálcio aos ossos e por consequência, aumento da massa óssea.

Além deste aumento de massa óssea, verificado principalmente nos ossos dos membros inferiores, da coluna lombar e no rádio, o vôlei também proporciona melhora de outros parâmetros de condição física. Ele melhora a resistência e força muscular, índice de massa corporal (IMC) e massa corporal magra, velocidade de execução de movimentos associados ao esporte, coordenação motora, flexibilidade e equilíbrio.

Além das condicionantes físicas, o vôlei também apresenta resultados positivos para condicionantes psicológicas, como o exercício da liderança e o aumento da coesão de grupos. Este aumento de coesão foi observado através da melhora de parâmetros como simpatia, empatia, amizade e cooperação entre praticantes deste esporte.

Ficam claros os benefícios da prática do vôlei tanto para o seu corpo quanto para a sua mente independente da sua estatura! Sempre que tiver a oportunidade siga a dica da Fitness Magazine Brasil e pratique este maravilhoso esporte!

Deixe seu Comentário!