Bumbum! Músculos x Gordura

Bumbum! Músculos x Gordura

Bumbum! Músculos x Gordura

Hoje vamos falar sobre aquela região determinante no momento em que você vai escolher uma calça, um biquíni ou uma saia: o bumbum!

Se você quer deixar seu bumbum mais bonito é importante conhecer a sua estrutura.

Você já se perguntou porque o bumbum é tão susceptível e estrias e celulites? Já tentou entender porque em algumas pessoas ele é maior e em outras parece não existir? Acompanhe neste artigo da Fitness Magazine Brasil!

Qual é a composição do bumbum?

O bumbum (nádegas ou bunda) é formado por vários músculos que são recobertos por um coxim adiposo bastante espesso. Mas, qual a função de cada uma destas estruturas?

A gordura do bumbum

O coxim adiposo tem o objetivo principal de proteger os músculos da região da compressão mecânica quando nos assentamos. A sua espessura varia de acordo com a composição corporal e com a tendência de acumulo de gordura individual de cada pessoa.

O ponto negativo é que cada vez que a sua espessura varia a pele estica, e ao voltar ao seu comprimento original, pode não ter o recuo elástico na mesma magnitude. Traduzindo: se a gordura aumenta, a pele estica e não retorna ao seu comprimento original, o resultado é flacidez, estrias e celulites!

Os músculos do bumbum

Bumbum! Músculos x Gordura

Os grandes músculos do bumbum são, da região mais externa para a mais interna, o glúteo máximo, glúteo médio, glúteo mínimo.

O glúteo máximo é o maior músculo do bumbum, sendo responsável pela extensão e rotação lateral do quadril. Por isto, ele é trabalhado quando elevamos o membro inferior até 15º acima da linha do quadril, e nos agachamentos. No caso do agachamento, ele age freando o movimento quando descemos e estendendo o quadril quando levantamos.

O glúteo médio é responsável pela abdução e rotação medial do quadril. Ele é muito importante quando andamos ou corremos, pois é ele quem estabiliza a pelve para que possamos ficar apenas sobre um dos membros inferiores sem perder o equilíbrio.

O glúteo mínimo faz abdução, rotação medial e flexão do quadril, também atuando mais como estabilizador da pelve e do quadril.

Os demais músculos do bumbum são menores, como o piriforme, obturadores, gêmeos e quadrado femoral. Todos estes são responsáveis pela rotação lateral e estabilização do quadril.

Quando a pessoa tem um desequilíbrio de força entre os músculos paravertebrais, abdominais e os que fazem a extensão e a flexão do quadril, a posição relativa da pelve se altera.

Se houver maior força dos paravertebrais e dos flexores de quadril, o bumbum fica mais empinado, caso haja maior força de extensores de quadril e abdominais, o bumbum diminui!

Qual é o tamanho adequado do bumbum?

Se o bumbum aumentar demais, você sobrecarrega sua coluna lombar, então é melhor manter o equilíbrio entre todos estes músculos, de forma que o tamanho do seu bumbum ficará determinado apenas pelo coxim adiposo. E nada de engordar, senão o aumento do coxim adiposo pode te causar flacidez posteriormente!

Mantenha o seu peso, faça abdominais, agachamentos e os alongamentos necessários. Desta forma, seu bumbum vai ficar na posição correta, firme e bonito!

Deixe seu Comentário!

UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!

Assine nossa newsletter e receba nossos artigos gratuitamente

GARANTIA: Seus dados estão seguros! Nunca enviaremos spam nem compartilharemos seus dados.

Você quer uma vida mais saudável?

NÓS TE AJUDAMOS!

EU QUERO!

Eu não quero...

Receba nossos artigos e dicas de saúde grátis!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER 

AGRADECEMOS POR ASSINAR!

JUNTOS POR UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!