O que são anteroversão e retroversão pélvica?

O que são anteroversão e retroversão pélvica?

O que são anteroversão e retroversão pélvica?

No mundo fitness  muitas pessoas têm uma grande preocupação em aumentar os glúteos com o intuito de deixar o bumbum empinado!

No entanto, o bumbum empinado nem sempre está relacionado à uma boa postura e à saúde da coluna lombar.

A anteroversão pélvica (ou tilt pélvico) é uma condição clínica que faz com que o bumbum pareça empinado, mas representa um sério risco para a coluna lombar.

Os movimentos da pelve

A pelve apresenta dois movimentos: anteroversão e retroversão. A posição normal é a neutra, que se encontra entre estes dois extremos (Figura 3).

A anteroversão (Figura 1) é causada pelo deslocamento anterior da parte posterior da pelve, o que leva ao aumento da lordose lombar, fraqueza de abdominais e glúteos.

Ou seja, o aumento do bumbum pelo aumento da curvatura lombar e da anteroversão pélvica implica em um bumbum flácido, uma vez que ele não tem a hipertrofia dos glúteos para torneá-lo.

Além disso, a fraqueza dos abdominais sobrecarrega a coluna lombar, o que pode levar a dor.

Os movimentos da pelve - Anteroversão pélvica

Os movimentos da pelve

A retroversão pélvica (Figura 2) é o contrário da anteversão. Ou seja, a parte superior da pelve desloca-se posteriormente. Assim tem-se fraqueza dos músculos paravertebrais e dorsais e dos flexores de quadril.

Pessoas que tem esta postura, tendem também a sobrecarregar a coluna lombar, devido à fraqueza dos músculos que a estabilizam.

Como prevenir a anteversão e a retroversão pélvica

É importante que o treinamento envolva o alongamento e o fortalecimento que for necessário para que a sua pelve fique em neutro.

Assim, se você tiver anteversão, deve priorizar fortalecimento de glúteos, posteriores de coxa e abdominais, alongamento de flexores de quadril e paravertebrais.

No caso da retroversão o fortalecimento prioritário é de flexores de quadril e paravertebrais e o alongamento de glúteos, posteriores de coxa e abdominais.

Aproveite o seu treino para melhorar sua postura e prevenir dores lombares!

Deixe seu Comentário!

UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!

Assine nossa newsletter e receba nossos artigos gratuitamente

GARANTIA: Seus dados estão seguros! Nunca enviaremos spam nem compartilharemos seus dados.

Você quer uma vida mais saudável?

NÓS TE AJUDAMOS!

EU QUERO!

Eu não quero...

Receba nossos artigos e dicas de saúde grátis!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER 

AGRADECEMOS POR ASSINAR!

JUNTOS POR UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!