Conheça o Powerlift

Conheça o Powerlift

Conheça o Powerlift

Quando se pensa em treinamento de força, a primeira coisa que vem a mente é a Musculação!

Você também já deve ter ouvido falar do Crossfit e de outras atividades que envolvem trabalho muscular como o Pilates e a Ginástica Localizada.

Mas você conhece o Powerlift? Veja o que é neste artigo da Fitness Magazine Brasil!

O Powerlift, ou levantamento básico, é uma atividade de força que foi reconhecida como esporte em 1960 e a primeira federação (International Powerlift Federation) surgiu em 1973.

Esta federação é a responsável por promover atividades competitivas e definir as suas regras. Estas regras são utilizadas por juízes para determinar se a execução do exercício pelo atleta foi válida ou não.

Quais são as regras do Powerlift?

Este esporte se baseia na execução de três exercícios básicos de forma livre, ou seja, sem o auxílio de máquinas, na seguinte ordem: agachamento, supino e levantamento terra.

A barra utilizada em todos os exercícios mede 2,20 m, pesa 20,00 kg e as anilhas de 0,25; 0,50; 1,25; 2,50; 5,00; 10,00; 15,00; 25,00 e 50,00 kg são fixadas por presilhas de 2,50 kg.

Existem oito categorias femininas, começando com menos de 43 kg para júnior e de 47 a mais que 84 kg. O masculino possui nove categorias, começando com 53 kg para júnior e variando de 59 a mais que 120 kg.

O critério de desempate em competições é o menor peso do atleta. Com relação à faixa etária, as principais categorias são acima de 19 anos (júnior), acima de 24 anos (aberta), acima de 40 anos (Máster).

Movimentos do  Powerlift

Para o agachamento e supino podem ser utilizados um suporte, ou um auxiliar, para o posicionamento inicial da barra.

Para o agachamento o atleta deve descer com a barra até atingir, no mínimo, 90º de flexão de joelho.

No supino a barra precisa descer até o mais próximo possível, sem encostar, do osso esterno (tórax).

No levantamento terra a barra é retirada do chão e levantada até a altura do quadril, com o atleta ficando com o corpo ereto e alinhado.

Estes exercícios são executados em séries curtas, podendo ser de apenas uma repetição, com cargas elevadas e intervalo de recuperação entre as séries bem longos, superior a 90 segundos.

Benefícios do  Powerlift

Os resultados obtidos com a prática do Powerlift envolvem tanto o ganho de volume, através da hipertrofia, quanto de força muscular!

Gostou desta atividade? Converse com o seu Treinador e veja o que você precisa fazer para ter as condições físicas necessárias para treinar e quem sabe até competir como basista, que é o nome dado ao praticante de Powerlift.

Deixe seu Comentário!