Melhores exercícios para os glúteos!

Melhores exercícios para os glúteos!

Melhores exercícios para os glúteos!

Uma dúvida que atinge muitas pessoas que fazem musculação é qual exercício dará melhor resultado para o bumbum.

O principal e maior músculo desta região é o glúteo máximo. Por esta razão um bumbum bem torneado depende de quão forte e bem delineado este músculo está.

Você sabe quais são os exercícios que melhor trabalham o glúteo máximo?

Os melhores exercícios para os glúteos

O sapinho no banco

Com o joelho flexionado em 90º e o quadril em abdução e rotação lateral foi o exercício que gerou maior registro eletromiográfico do glúteo máximo.

Isto indica que este resultado exige muito deste músculo, mesmo que não seja executado com tanta carga.

No entanto a execução deste exercício envolve um grande controle muscular, uma vez que o aluno pode fazer a extensão lombar no lugar da extensão de quadril.

O agachamento aberto

Com os pés ligeiramente mais abertos que a largura do quadril, apresenta maior atividade eletromiográfica de glúteo máximo até 90º de flexão de joelho.

A partir de 105º de flexão de joelho há um aumento proporcional a esta flexão da atividade eletromiográfica do quadríceps sem haver diminuição da força realizada pelo glúteo máximo.

Além disto, estes ângulos podem variar entre os indivíduos, uma vez que a anatomia da pelve, quadril, joelho e tornozelo está sujeita a variações.

O Glúteo Máximo

O glúteo máximo é capaz de produzir mais força muscular que o quadríceps, assim o aumento da sobrecarga favorece a sua ação. Quanto maior for o volume ou intensidade e menor for o intervalo entre as séries utilizados no agachamento, maior a ação do glúteo máximo!

O problema do excesso de sobrecarga é que ele pode ser prejudicial para a sua coluna lombar, principalmente se você flexionar excessivamente o seu quadril ou tronco!

Da mesma forma que foi observado no sapinho, o agachamento pode ter a ação do glúteo máximo beneficiada pelo aumento da abdução e rotação externa de quadril. Esta é a posição utilizada no agachamento sumô.

Você conseguirá ativar mais o seu glúteo máximo em exercícios que envolvam a abdução e rotação externa de quadril e com maior sobrecarga.

Converse com o seu treinador e veja se você tem as condições necessárias para fazer estes exercícios com sobrecarga, uma vez que eles exigem uma condição de força, resistência e flexibilidade de quadríceps, glúteo máximo e isquiotibiais muito boa para serem executados!

Neste artigo colaborou o Professor Eder Lima da PERSONAFIT

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