Como melhorar o tempo das corridas?

Como melhorar o tempo das corridas?

Atualizado em 21/fevereiro, 2016

Como melhorar o tempo das corridas? Como correr mais rápido gastando menos energia? Com certeza se você é do tipo de pessoa que gosta de gastar os tênis correndo, essas perguntas já passaram por sua mente em algum momento!

Você está lendo este artigo porque descobriu todos os benefícios que a corrida oferece para o corpo e mente.

Agora, melhorar o tempo e a qualidade das corridas é a nova meta!

Como melhorar o tempo das corridas

Aqui listamos 2 maneiras de melhorar o tempo das corridas 

Primeiro: Ficar forte para suas corridas

Não é incomum para os corredores terem desequilíbrios musculares que fazem com que o corpo trabalhe mais do que o necessário ao executarem certos movimentos durante as corridas. Inclusive os corredores mais experientes podem apresentar debilidades musculares na hora de correr quando descuidam do fortalecimento dos músculos.

Por exemplo, ficar sentados por horas no trabalho pode debilitar a musculatura dos glúteos causando instabilidade no quadril. Esta fraqueza dificulta os movimentos básicos da execução da corrida, gerando movimentos laterais desnecessários aumentando a probabilidade de lesões e outros problemas relacionados ao desempenho.

A chave então é fortalecer os músculos com exercícios complexos, desta maneira você não só fortalece os músculos mais ativos como também os músculos mais fracos e inativos do corpo.

Esta lista de exercícios fortalecerá e estabilizará seu corpo para melhorar a performance das corridas:

Pranchas (em todas suas variações)

Agachamentos (com duas e uma perna)

Lunges (afundos)

Push-ups

Remadas

Pontes (com os dois e com um pé)

Segundo: Com o sistema muscular fortalecido é hora de aumentar o ritmo dos passos das suas corridas

Calcule seu número de passos por minuto e tente melhorar a quantidade progressivamente. O número de passos por minuto deve ser de 180 passos aproximadamente. Se seu número de passos estiver abaixo de 170 por minuto provavelmente você está gerando mais energia vertical, projetando os movimentos mais para cima do que para a frente, gastando ineficientemente sua energia.

A chave é paciência, metas realísticas e muita prática! Por exemplo, se você tiver uma média de 170 passos, pode colocar como objetivo aumentar para 174 cuidando da sua segurança física.

Exercícios e metas aparentemente simples, mas que fazem uma diferença significativa na performance da sua corrida!

Gosta de correr? Compartilhe o artigo e ajude a melhorar a performance dos seus amigos corredores!

Curtir a Fitness Magazine Brasil no Facebook

Deixe seu Comentário!