Dor no pescoço, um tratamento que exige bastante cuidado!

Dor no pescoço, um tratamento que exige bastante cuidado!

Dor no pescoço, um tratamento que exige bastante cuidado!

Durante o mês de Outubro, um assunto que bombou nas redes sociais foi a morte da Musa do Snapchat, a Modelo Katie May aos 34 anos! Segundo relatos de reportagens sobre esta tragédia, a modelo foi acometida por um acidente vascular cerebral (AVC), o popular derrame, em decorrência de um tratamento que realizou em seu pescoço.

Sabe aquela dorzinha no pescoço pós treino? Ela deve ser tratada com muito cuidado! Veja algumas informações importantes sobre a coluna cervical, cuidados e tratamentos que são realizados nesta região!

A coluna cervical está localizada no pescoço e possui uma curvatura em lordose (um C invertido), importante para a manutenção da posição da cabeça. Ela é formada por sete vértebras, sendo cinco semelhantes e duas atípicas, o Atlas e o Áxis.

Todas as suas vértebras possuem um buraco (Forâme) por onde passa a artéria vertebral que leva sangue para o cérebro.

O Atlas dá suporte ao crânio, sendo considerado como a primeira vértebra cervical e por isto é chamado de C1. O Áxis vem em seguida, sendo por isto chamado de C2. Na sequência, vêm as demais vértebras também numeradas de C3 a C7.

A articulação entre o Atlas e o Áxis, devido à presença do dente do áxis, é responsável por 50% do movimento de rotação para os lados da cabeça.

A postura incorreta da cabeça, o desgaste dos discos intervertebrais e das articulações decorrentes da idade e o cansaço muscular são os principais focos de dor nesta região.

O tratamento destas dores envolve atuação de Médicos e Fisioterapeutas, não devendo sob nenhuma circunstância ser aplicado por leigos! Por que existe este perigo?

Dependendo do movimento que for aplicado a esta região, a artéria vertebral será comprimida durante a rotação da cabeça entre o Atlas e o Áxis, podendo ser lesionada ou ocluída, o que tem como consequência o AVC!

Como tratar a dor no pescoço

Desta forma, sempre que tiver uma dor no pescoço, comunique ao seu treinador e procure o profissional que pode lhe aplicar o tratamento necessário para a sua recuperação!

Nada de pedir para o seu colega ou familiar que “estale” o seu pescoço, pois é exatamente este movimento que leva a compressão da artéria vertebral!

Pode ser até que o seu tratamento envolva a manipulação cervical (que é o nome técnico para o estalar o pescoço) mas ela deve ser aplicada por um profissional habilitado e somente após a verificação da integridade de sua artéria vertebral!

Lembre-se, o cuidado do corpo deve ser integral!

Deixe seu Comentário!

Você quer uma vida mais saudável?

NÓS TE AJUDAMOS!

EU QUERO!

Eu não quero...

Receba nossos artigos e dicas de saúde grátis!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER 

AGRADECEMOS POR ASSINAR!

JUNTOS POR UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!