Dietas ricas em gorduras têm benefícios que você não imaginava!

Dietas ricas em gorduras têm benefícios que você não imaginava!

Dietas ricas em gorduras têm benefícios que você não imaginava!

Quantas dietas você conhece? Algumas são muito esquisitas e sem muito fundamento, outras baseadas em alimentação saudável e em cultura gastronômica de povos antigos.

Eventualmente, uma dieta fica mais popular do que outras e hoje abordamos a dieta rica em gorduras.

Pode parecer estranho emagrecer com muitas calorias, mas, é importante atentar que um alimento de difícil digestão exige maior energia do seu corpo para ser metabolizado. Então, esta é a teoria destas dietas.

E isto funciona? Para algumas condições específicas de saúde e de metabolismo os resultados são promissores!

Gorduras monoinsaturadas

As gorduras monoinsaturadas (presentes em castanhas, nozes, amêndoas, abacate, azeite e azeitonas) são associadas à diminuição dos níveis de LDL (o colesterol ruim) e aumento do colesterol bom (HDL).

ENTENDA MAIS SOBRE O COLESTEROL AQUI

Gorduras poli-insaturadas

As gorduras poli-insaturadas (ômega 3 e ômega 6) são presença obrigatória na dieta, uma vez que o Ser Humano não consegue produzi-las.

ÔMEGA 3, UMA GORDURA INTELIGENTE

Além de atuarem sobre o colesterol e triglicérides, estas gorduras também apresentaram efeito positivo para casos de infertilidade masculina, Alzheimer e câncer em intestino e como coadjuvantes na melhora dos sintomas causados pela quimioterapia.

ALZHEIMER, UM MAL SILENCIOSO

Há também algum indício de efeito na prevenção do câncer de próstata e de algumas doenças mentais. Também pode atuar como coadjuvante no tratamento do Diabetes Tipo II mas os estudos neste caso ainda são inconclusivos.

Suas principais fontes são os peixes ricos em gordura (atum, salmão, sardinha).

Gorduras saturadas

As gorduras saturadas, presentes em alimentos de origem animal (carne, ovos, leite e derivados) e nos óleos de coco, palma e dendê, sempre foram tidas como maléficas, inclusive por estarem associadas ao entupimento de artérias (aterosclerose).

No entanto, pesquisas recentes têm indicado que gordura de leite e derivados podem ter efeito benéfico sobre o Diabetes Tipo II e que o óleo de coco pode ser benéfico para o paciente com demência, incluindo o Alzheimer.

ÓLEO DE COCO PARA EMAGRECER

Gorduras para emagrecer

Quanto à possibilidade de perda de peso, existe uma grande discussão entre pesquisadores.

Há um consenso de que a epidemia de obesidade que acomete a sociedade atual é mais decorrente do excesso de carboidratos do que do excesso de gorduras na dieta. Assim, pesquisas têm indicado que mesmo dietas ricas em gorduras saturadas podem levar ao emagrecimento, desde que não haja excesso de carboidratos.

EFEITOS DA OBESIDADE SOBRE O CÉREBRO

No entanto, estas pesquisas têm sido feitas com o acesso a gordura com pouco processamento industrial, ou seja, carne, leite e derivados de boa procedência e, muitas vezes, orgânicos.

Importância das gorduras na alimentação

As gorduras são importantes para a absorção e metabolismo das Vitaminas A, D, E e K. Logo, fica fácil concluir que as gorduras, apesar de serem ricas em calorias, não são tão prejudiciais ou causadoras de obesidade como se supunha!

SAIBA MAIS SOBRE OS BENEFÍCIOS DA VITAMINA D

VITAMINA E, UM PODEROSO ANTIOXIDANTE

Para saber suas reais necessidades dietéticas de gordura, converse com o seu Médico ou Nutricionista de referência!

Deixe seu Comentário!

UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!

Assine nossa newsletter e receba nossos artigos gratuitamente

GARANTIA: Seus dados estão seguros! Nunca enviaremos spam nem compartilharemos seus dados.

Você quer uma vida mais saudável?

NÓS TE AJUDAMOS!

EU QUERO!

Eu não quero...

Receba nossos artigos e dicas de saúde grátis!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER 

AGRADECEMOS POR ASSINAR!

JUNTOS POR UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!