Varizes nas pernas!

Varizes nas pernas!

Atualizado em 20/julho, 2017

Varizes nas pernas!

Você já viu aquelas veias azuladas, dilatadas e sinuosas que aparecem nas pernas? Estas são as veias varicosas, popularmente conhecidas como varizes de membros inferiores!

Você sabia que varizes podem ocorrer em qualquer idade e que podem acometer homens e mulheres?

Acompanhe este artigo da Fitness Magazine Brasil para aprender sobre o que é, como prevenir e tratar esta condição que, além de atrapalhar na estética, pode levar a dor, inchaço e até a sérias complicações de saúde.

Como surgem as varizes nas pernas?

As veias são responsáveis por conduzir o sangue dos tecidos periféricos de volta para o coração. Dentro das veias, o sangue desloca-se com baixa pressão.

Para que não aconteça um refluxo, ou seja, o retorno do sangue para a periferia devido a ação da gravidade, a veia possui pequenas válvulas que se abrem quando ele passa e se fecham quando ele para de ser empurrado pela ação muscular.

Quando estas pequenas válvulas perdem sua função, cria-se uma área de turbilhonamento, em que o sangue não circula como deveria. Nesta região o sangue pode empossar, o que caracteriza as varizes.

Isto leva a dor e inchaço e, em situações mais graves, o sangue pode coagular criando trombos. Estes tromos ao se deslocarem podem levar a trombose pulmonar, uma condição de saúde muito séria!

Quais são os fatores associados às varizes?

As varizes possuem um forte componente genético, são mais comuns em mulheres, principalmente após várias gestações e em pessoas mais velhas. Por outro lado, ela pode acometer obesos e pessoas que sofreram lesões traumáticas nas pernas, independente do sexo ou da idade.

Como diagnosticar?

Inicialmente o diagnóstico é clínico, mas se as varizes forem profundas pode haver a necessidade de realização de ultrassom do tipo doppler ou dúplex.

Tratamento e prevenção das varizes

De um modo geral, o tratamento conservador e a prevenção envolvem manter os membros inferiores ativos, fazendo caminhadas, evitando ficar em posições sustentadas (seja em pé ou assentado) por longos períodos.

Atividades realizadas em ambientes aquáticos, como natação e hidroginástica apresentam resultado positivo.

Antigamente acreditava-se que exercícios de força poderiam prejudicar as pessoas com varizes, mas hoje sabe-se que o exercício de força adaptado, com séries maiores e cargas menores são benéficos para as veias!

Meias de compressão e varizes

Se você tem tendência a manter posturas sustentadas por longos períodos por causa do seu trabalho ou se já possui varizes, o uso das meias de compressão é muito importante.

Estas meias causam uma compressão maior no tornozelo e diminui gradativamente ao longo do membro inferior. Existem várias marcas que apresentam diversos modelos, mas os aspectos mais relevantes são a intensidade de compressão e o comprimento da meia.

As indicações básicas são bem descritas, mas a opinião do seu Médico deve ser preponderante:

Baixa compressão: profilaxia de varizes, para quem mantém postura sustentada por longos períodos, gestantes e para quem vai ficar imóvel por longos períodos, como ocorre em longas viagens.

Média compressão: Varizes associadas a edema e dor leve

Alta compressão: varizes de grosso calibre, edema grave e linfedema, pós cirurgia de varizes.

Altíssima compressão: Pós trombose e linfedema grave

Meias ¾: indicadas quando as varizes se encontram apenas abaixo dos joelhos

Meias 7/8: indicadas quando as varizes se encontram ao longo de todo o membro inferior

Meia calça: mesma indicação da 7/8, também é indicada para gestantes.

Outros tratamentos das varizes

Caso o tratamento conservador não surta efeito, será necessária intervenção medicamentosa, escleroterapia, laser ou espuma. Em casos mais graves, a intervenção cirúrgica é recomendada para a remoção da veia com as válvulas defeituosas.

Lembre-se que a identificação das varizes logo que elas surjam é a melhor forma de evitar que este problema se agrave!

Então, dê sempre uma olhada em suas pernas verificando se há veias azuladas, com trajeto tortuoso ou inchadas, se achar, procure um Médico angiologista ou cirurgião vascular.

Deixe seu Comentário!

UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!

Assine nossa newsletter e receba nossos artigos gratuitamente

GARANTIA: Seus dados estão seguros! Nunca enviaremos spam nem compartilharemos seus dados.