Musculação ou CrossFit, qual é melhor?

Musculação ou CrossFit, qual é melhor?

Musculação ou CrossFit, qual é melhor?

Em nossa última edição você pôde ver um comparativo entre a Musculação e o Pilates. Desta vez, a comparação é com o CrossFit, uma modalidade de atividade física que mescla atividades aeróbicas e anaeróbicas de alta intensidade e que ganha cada vez mais adeptos. Acompanhe este artigo para você definir qual modalidade se adapta melhor ao seu objetivo!

O que é CrossFit?

O CrossFit é uma marca registrada. Como atividade física, caracteriza-se por alternar atividades aeróbicas, como corridas, corda e remada na máquina, com atividades anaeróbicas, como levantamento de pesos e saltos. Como todas as atividades são realizadas em uma intensidade muito alta, a principal via metabólica utilizada é a anaeróbica e a principal qualidade física trabalhada é a Força muscular!

O CrossFit tem uma grande capacidade de mobilizar gorduras, maior que a da musculação, apresenta efeito positivo sobre o condicionamento cardiovascular e uma alta taxa de adesão a sua prática! Tudo isto, sem ter uma alta taxa de lesões traumato-ortopédicas associadas!

Musculação ou CrossFit, qual é melhor para

A Musculação pode ser realizada em alta intensidade, visando a Força muscular, ou em baixa intensidade, visando a Resistência muscular, o que acaba fazendo com que ela tenha um melhor resultado sobre a hipertrofia muscular.

Por outro lado, a musculação não consegue criar a mesma demanda de força que o CrossFit, de forma que o resultado deste para o ganho de força muscular é superior!

O gasto calórico da sessão de CrossFit é maior, pois ele trabalha mais grupos musculares em um mesmo exercício. No entanto, este trabalho global, que é benéfico também para o equilíbrio corporal, não é vantajoso quando uma articulação merece uma atenção especial devido a algum desvio postural do aluno.

Musculação ou CrossFit, qual é melhor para você?

Mais uma vez, o que deve determinar a sua atividade é o seu objetivo e o prazer que ela te proporciona!

Se você quiser ficar forte e com uma maior definição muscular, a sua atividade é o CrossFit. Mas se o seu interesse for trabalhar grupos musculares específicos de forma individual com aumento de volume muscular, melhorar a postura e se livrar de pequenos incômodos musculares, a Musculação é mais indicada.

Posso fazer as duas atividades juntas? Sim! As duas atividades podem ser complementares. No entanto, grandes grupos musculares, como o peitoral, dorsais e os membros inferiores precisam de pelo menos 48 horas para se recuperarem de uma sessão de treinamento seja de musculação ou de CrossFit. Com isto, você deve incluir em sua sessão de treino um dia de descanso entre os treinos de Musculação e CrossFit!

Deixe seu Comentário!