Mas parecia ser verdade… Laticínios

Mas parecia ser verdade… Laticínios

Mas parecia ser verdade… Laticínios

Continuando nossa série de artigos sobre mitos, hoje vamos falar dos mitos que envolvem o consumo de leite e seus derivados. O leite é uma das maiores vítimas de crenças sem fundamentação científica ou baseada em pesquisas de baixa qualidade. Vamos conhecer alguns deles!

Leite fortalece os ossos?

Que o Cálcio é importante, não há nenhuma dúvida. No entanto não há comprovação de que o leite, por si só, melhore a densidade óssea. Daí a importância de associar o seu consumo a hábitos que favoreçam a fixação do cálcio aos ossos, como atividade física regular e banhos de sol.

Leite com manga faz mal?

A história deste mito remete ao Brasil colonial e escravagista. Os escravos tinham acesso facilitado à manga, por ser proveniente de uma árvore que produz muitos frutos, no entanto para que eles não se apoderassem da produção leiteira, mais valiosa para o mercado, este mito foi criado.

Leite orgânico é mais saudável?

Não há nenhuma comprovação científica de que há uma diferença qualitativa entre o leite orgânico e o tradicional. Este mito se deve às necessidades legais para o comércio de leite e derivados no Brasil, que é muito restritivo aos produtos de baixa qualidade e higiene.

Leite desnatado tem mais água?

O leite desnatado é tratado para que tenha menos gorduras e colesterol, sem nenhuma diferença nos demais nutrientes e sem adição de água.

O corpo humano não foi feito para metabolizar o leite de outros animais?

Excetuando-se casos de alergia a componentes específicos do leite, todos os trabalhos até então publicados indicam que o leite de caprinos e bovinos (os mais consumidos) podem ser consumidos por humanos sem maiores problemas.

Intolerância à lactose impede o consumo de leite e derivados?

Mas parecia ser verdade... Leite e derivados

Este mito é parcial, uma vez que ele depende do grau de intolerância à lactose da pessoa. Assim, alguns intolerantes não apresentam sintomas com pequenas quantidades de leite, bem como com derivados que, durante seu processamento, perdem boa parte de sua lactose.

Iogurte melhora a função intestinal?

A base deste mito é verdadeira: bactérias auxiliam no processo digestivo e elas também estão presentes no iogurte! Mas se já existe grande quantidade destas bactérias em nosso sistema digestivo, por que precisamos do reforço das bactérias presentes no iogurte?

Sorvete causa gripe?

O que causa gripe é um vírus que, até onde se sabe, encontra-se no ar. O aumento da produção de catarro em decorrência do consumo de sorvete tem mais a ver com a grande quantidade de leite que é utilizado em sua fabricação.

Existem vários mitos que cercam o consumo de leite e seus derivados. No entanto, ainda não há nada na literatura científica que condene o seu consumo! Então, aproveite bastante as suas receitas com leite, queijo e iogurtes!

Deixe seu Comentário!

UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!

Assine nossa newsletter e receba nossos artigos gratuitamente

GARANTIA: Seus dados estão seguros! Nunca enviaremos spam nem compartilharemos seus dados.

Você quer uma vida mais saudável?

NÓS TE AJUDAMOS!

EU QUERO!

Eu não quero...

Receba nossos artigos e dicas de saúde grátis!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER 

AGRADECEMOS POR ASSINAR!

JUNTOS POR UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!